domingo, 18 de maio de 2014

UM SENADO para a COESÃO / UM SENADO ESTRATÉGICO

De acordo com os Estatutos da Universidade do Minho, o Senado é o órgão responsável pela coesão da instituição. Coesão que se constrói com a união de todos os seus grupos (docentes, alunos e funcionários não docentes), mas também coesão com as instituições parceiras dos objectivos da UM.

A coesão desejada por nós, docentes e investigadores, pede que o Senado seja um órgão que vá ao encontro de uma gestão estimulante das carreiras, combinada com a diversidade de perfis de docência e de  investigação. Queremos, assim, um Senado atento aos nossos caminhos e ao nosso potencial, em que possamos todos ver alavancadas as possibilidades de sucesso na submissão de Candidaturas a Financiamento Público dos nossos Projetos de Investigação pela dinamização de Gabinetes de Apoio à Investigação, descentralizados e reforçados.

A coesão que os alunos, os funcionários não docentes e as suas famílias esperam da UM pede um Senado atento ao mercado de trabalho mas também a uma leitura nova da sociedade, na capacidade de uma região cada vez mais ampla em termos de renovação dos fatores de crescimento económico, através de todas as áreas de conhecimento e através do estímulo a uma participação viva em Democracia e em riqueza cultural.

O Movimento "Novos Desafios, Novos Rumos"propõe-se contribuir para este alcance renovado do Senado da Universidade do Minho.

Mas também uma das Competências do Plenário do Senado é a Análise Estratégica da Acção Educativa, Científica e Interactiva da Universidade com a Sociedade. Esta Análise Estratégica só pode alicerçar-se como eficaz se compreender uma Visão de todos os que são UM e de todos os parceiros de uma Região que, como resultado da conjugação de todos os desafios, já não é só a região do Minho (que empresta o nome à nossa Universidade) mas que se assume já como um espaço de desenvolvimento sócio-económico muito mais amplo. Um espaço que não é Ameaça mas antes Oportunidade; um espaço que não é Limite mas antes Potencial. E um Espaço que precisa da Universidade do Minho, com a força da sua juventude, a qualidade da sua investigação e o carisma da nossa cultura. Saibamos ser parte da Solução para uma nova fase do crescimento de toda esta Região.


Paulo Reis Mourão
(Professor Auxiliar da Escola de Economia e Gestão)








+info



(reprodução de mensagem entretanto colocada para distribuição universal na rede de correio eletrónica da UMinho)

Sem comentários:

Enviar um comentário