quinta-feira, 15 de maio de 2014

ELEIÇÕES SENADO ACADÉMICO - PUBLICITAÇÃO DAS LISTAS DEFINITIVAS

«Ex.mo Sr. Presidente da Comissão Eleitoral,
Professor Doutor Manuel Filipe Vieira Torres Santos,

Após uma leitura atenta da Ata n.º4 (ver documento anexo), relativa à reunião do passado dia 13 fiquei admirado com a forma como a Comissão Eleitoral lidou com as 2 reclamações apresentadas pelo Professor Doutor Miguel Ângelo Reis Portela. Esta minha admiração resulta dos seguintes factos:
- Aquando das últimas eleições para o Conselho Geral, ocorridas em 2013, foi estabelecido um calendário eleitoral em que o período de campanha ficou definido para os dias que decorreriam entre 26 de fevereiro e 11 de março (ver documento anexo);
- Antes desse período, diversas listas promoveram divulgação dos seus ideários, entre as quais a lista que agora apresentou a referida reclamação – email difundido universalmente pela academia no dia 05 de fevereiro e enviado pelo Professor Doutor Jorge Manuel Rolo Pedrosa (ver documento anexo).
Assim, fazendo um juízo de valores, parecem-me totalmente despropositadas as referidas reclamações face a posições e acções tomadas anteriormente em eleições para órgãos da UMinho por membros da Lista agora mandatada pelo Professor Doutor Miguel Ângelo Reis Portela, e considero que a Comissão Eleitoral deveria ter recuperado a memória destes factos para considerar liminarmente improcedentes as referidas reclamações.
Portanto, como membro da Academia fico bastante desiludido com a posição de reclamação assumida pelo Colega agora Mandatário da Lista Mais Universidade, Mais Futuro, e com a orientação emanada da Comissão Eleitoral.
Naturalmente que considero que o apelo ao voto nas listas apenas deve decorrer no período de campanha eleitoral, finalidade a que se destina esse período. Além de nesse período as Listas candidatas promoverem a realização de Debates e Ações de Campanha, assim identificadas junto dos eleitores.
Por outro, assumo que os assuntos de relevo para a discussão institucional são atemporais, podendo e devendo ser mais suscitados face a factos que o justifiquem, como é o período anterior a uma campanha eleitoral.
Atentamente,
Rui Ramos
Membro do Conselho Geral da UMinho


Rui António Rodrigues Ramos
 
15 May 2014 13:43
Caríssimos,

Julgo que os filtros voltaram!
Agradeço que me informem se receberam a mensagem infra.
Obrigado,
Rui
From: Rui Ramos
Sent: Thursday, May 15, 2014 1:40 PM
To: Senado
Cc: todos@ese.uminho.pt ; todos@ie.uminho.pt ; todos@psi.uminho.pt ; todos@eeg.uminho.pt ; todos@eng.uminho.pt ; todos@ics.uminho.pt ; todos@ilch.uminho.pt ; todos@direito.uminho.pt ; todos@arquitectura.uminho.pt ;todos@ecsaude.uminho.pt ; todos@reitoria.uminho.pt ; todos@ecum.uminho.pt
Subject: Re: ELEIÇÕES SENADO ACADÉMICO - PUBLICITAÇÃO DAS LISTAS DEFINITIVAS

Ex.mo Sr. Presidente da Comissão Eleitoral,

Professor Doutor Manuel Filipe Vieira Torres Santos,
Após uma leitura atenta da Ata n.º4 [...]»

(reprodução do corpo principal de mensagem entretanto distribuída universalmente na rede da UMinho pelo colega identificado)

Sem comentários:

Enviar um comentário