sábado, 31 de maio de 2014

Memorando nº 4 da Comissão Especializada de Planeamento e Assuntos Financeiros (IV)

«Conclusões da Reunião de 19 de maio de 2014
[...]
5 - Relatório de Atividades e Contas do Ano Económico de 2013 - SASUM
Apreciaram o Relatório de Atividades e Contas do ano económico de 2013 dos Serviços de Ação Social da UMinho (SASUM).
Ao entrar na análise aprofundada dos documentos, a Comissão congratulou-se com a quantidade de informação disponibilizada de grande transparência sublinhando que em termos de gestão os Serviços de Acção Social da UMinho (SASUM) continuam a cumprir com todos os requisitos a que está obrigado pelo POC-Educação e a manter níveis de gestão avançados. A este respeito, resolveram salientar o Prémio Excelência no Trabalho 2013 obtido pelos SASUM, que veio confirmar o que esta Comissão tem vindo a salientar nos seus Memos, relativamente à qualidade não só da prestação de contas mas também da sua gestão.
A Comissão considerou que, os resultados líquidos negativos que as contas apresentam, se explicam pelo subfinanciamento do Estado a que os SASUM estiverem sujeitos de novo este ano, juntamente com a queda nas Prestações de Serviços que se devem à queda de poder de compra verificada na comunidade UMinho.
Apesar da leitura atenta aos documentos, esta Comissão só foi capaz de detectar algumas pequenas gralhas que gostaria de chamar a atenção para, se possível, serem corrigidos antes de ficarem on line, particularmente na p.98, o texto apresentado não está de acordo com o Gráfico 7.2 e com o Quadro 7.1.
A Comissão decidiu ainda salientar os bons resultados obtidos no QUAR pelos SASUM e subscrevem o ponto de vista de que o “reconhecimento do mérito é vital para todos os que diariamente se esforçam para promover a melhoria dos serviços prestados na Administração Pública aos cidadãos” (p. 219).

A finalizar, a Comissão decidiu deixar à consideração do Senhor Reitor a possibilidade de o Administrador dos SASUM, Eng. Carlos Silva, poder participar em futuras reuniões desta Comissão Especializada (PAF), para efeitos de eventuais esclarecimentos sobre os documentos dos Serviços de Ação Social da UMinho (SASUM).»

(reprodução parcial de memorando da Comissão Especializada de Planeamento e Assuntos Financeiros do Conselho Geral da UMinho, preparado no contexto da reunião plenária do órgão realizada em 26 de Maio pp.)

Sem comentários:

Enviar um comentário