sexta-feira, 9 de maio de 2014

Eleições para o Senado - Profs.

Caros(as) colegas,
Com muita Confiança - e alguma preocupação - aceitei liderar a candidatura do Movimento “Novos Desafios, Novos Rumos” para o Senado Académico. A academia já conhece o nosso trabalho no Senado - até aqui protagonizado pelo Prof. Fernando Castro - e também no Conselho Geral, sempre norteado pelos valores da Transparência, Responsabilidade, Participação, Confiança, Criatividade, Honestidade, Respeito.
A par da Confiança nas pessoas que formam a Universidade do Minho, não escondo alguma preocupação com os tempos que se avizinham - que não serão fáceis. Têm surgido notícias de negociações em curso tendentes à criação de uma 'Grande Universidade do Norte', relativamente à qual ainda não fomos chamados a pronunciar-nos. Como órgão consultivo que deve obrigatoriamente pronunciar-se sobre a criação, re-estruturação ou eliminação de cursos, o papel do Senado será neste processo bastante importante.
O movimento “Novos Desafios, Novos Rumos” defende a posição de que, a avançar, este processo deve obedecer a uma lógica de participação down-top, de modo a que qualquer decisão resulte de uma articulação de vontades das escolas/faculdades, docentes e estudantes das três Universidades envolvidas. Parece-nos que só desta forma poderemos honrar os valores acima e a confiança em nós depositada pelos/as colegas que, com esta candidatura, nos propomos representar. 

Clara Costa Oliveira (1ª candidata efectiva pelo NDNR)

Prof. Associada com Agregação - IE - CEH- UM

   
 "O NDNR defende i) estabelecimento de consórcios com instituições, públicas ou privadas, de ensino superior ou de investigação e desenvolvimento,
 para efeitos de coordenação da oferta formativa, da atividade de investigação, e da gestão de recursos humanos e materiais, com base em critérios de agregação sectorial ou territorial;
ii) fomento da associação com outras instituições de ensino superior, tendo em vista a coordenação conjunta de atividades de investigação, bem como a criação de projetos de ensino conjuntos, partilhando recursos e equipamentos, evitando, tanto quanto possível, a perda da identidade própria e da autonomia de cada uma das instituições ou das unidades orgânicas intervenientes".

(reprodução de mensagem/comunicado entretanto inserida para ser distribuída/o universamente na rede eletrónica da UMinho)


Para que conste:
«Parabéns pela iniciativa! Tanto quanto consigo perceber, ainda não recebi a mensagem via canal todos@eeg.uminho.pt. Recebi-a apenas no contexto das mensagens que reenviou. Será que os "filtros" estão a funcionar em pleno, nalgumas Escolas, pelo menos? Vamos esperar algum tempo para ver o que se vai passar.
Um abraço,
J. Cadima Ribeiro»

Sem comentários:

Enviar um comentário