quarta-feira, 21 de maio de 2014

"Barcelos assume-se como capital dos jogos digitais"

«A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior aprovou um inédito mestrado em Engenharia em desenvolvimento de jogos digitais no Politécnico do Cávado e Ave, que já possui um centro de investigação nesta área.
Licenciatura, centro de investigação e desenvolvimento e agora também mestrado. O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com sede em Barcelos, reforça a sua posição como principal centro nacional de massa crítica na área do entretenimento digital, nomeadamente na indústria dos videojogos.
O novo mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, o primeiro do género em Portugal, acaba de ser aprovado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), informou esta terça-feira a instituição de ensino. Destinado a licenciados em Informática, Engenharia Informática, Multimédia e áreas similares, irá funcionar em horário pós-laboral e arrancará já no próximo ano lectivo.
A Escola Superior de Tecnologia do IPCA já lecciona uma licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, também apresentada como pioneira no País, com o Politécnico minhoto a garantir uma taxa de empregabilidade muito próxima dos 100%. Há um mês, foi inaugurado também em Barcelos o "Digital Games Lab", um centro de investigação e desenvolvimento de jogos digitais com sete laboratórios, que representou um investimento de 2,6 milhões de euros.
Durante a inauguração desse centro, o primeiro-ministro aproveitou para desafiar as universidades a adaptarem a oferta à procura das empresas, apontando "um grande desacerto" entre a procura que as empresas fazem de mão-de-obra qualificada, de oferta diferenciada de tipo superior, e a oferta que o mercado disponibiliza. "Temos de corrigir isto. Não sei se é com as universidades ou com os politécnicos (...). Haverá universidades que podem contribuir, politécnicos que podem contribuir. Mas esta situação precisa de ser corrigida nos próximos anos", sustentou Passos Coelho.»
(reprodução de notícia Negócios online, de 20 Maio 2014)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário