domingo, 18 de maio de 2014

"Reitores satisfeitos com posição de Portugal em ´ranking` internacional"

«Neste ranking são analisados fatores como a autonomia, recursos investidos, resultados obtidos e grau de internacionalização e ligação com empresas e indústria
O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) congratulou-se hoje com a posição de Portugal num ranking internacional, divulgado esta semana, considerando que confirma a qualidade das instituições portuguesas, face aos recursos investidos.
"Vem confirmar a qualidade das instituições de ensino superior portuguesas e da rede instalada no panorama mundial, qualificando Portugal como o 24.º melhor sistema do mundo, em termos absolutos, e em 8.º lugar, quando considerado o grau de desenvolvimento económico de cada país", afirma o CRUP, em comunicado.
O órgão representativo dos reitores refere-se desta forma ao ranking desenvolvido pela "Universitas 21", que agrega universidades orientadas para a investigação de diversos países.
"É especialmente relevante face aos rankings habituais, já que é o único que compara sistemas de Ensino Superior e não instituições", defende o CRUP.
Neste ranking são analisados fatores como a autonomia, recursos investidos, resultados obtidos e grau de internacionalização e ligação com empresas e indústria.
"O estudo desenvolvido conclui que existe uma forte ligação entre os recursos disponibilizados e os resultados obtidos", defende o CRUP, referindo que os países com mais resultados são, em regra, "os mesmos que estão no topo dos recursos investidos".
Surgem nas primeiras posições do ranking principal, com 50 países, os Estados Unidos, a Suécia, o Canadá, a Dinamarca e a Finlândia. O último lugar pertence à Índia.»
(reprodução de notícia Jornal i online, de 16 Maio 2014)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário