quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Novos Desafios, Novos Rumos: alguns destaques programáticos

Apresentação
Escolhemos para nome deste movimento de reflexão sobre a nossa universidade a expressão ‘novos desafios, novos rumos’. Com ela pretendemos convocar o que de melhor pode oferecer a reflexão livre e generosa – admitir o desafio da razão e equacionar as possibilidades do rumo.
O nosso desafio é redescobrir os sentidos de palavras gastas pelo uso e, nos renovados sentidos sobre a realidade, alargar os limites do desafio para neles plantar ideias claras sobre o nosso destino comum, encontrar o rumo colectivo que torne o distante próximo e o impossível realizado.

DESAFIO: Animar a investigação
O conhecimento é importante activo das organizações e a universidade sua principal criadora. A globalização da economia trouxe consigo a globalização do conhecimento. Para nós assumiu imperativa importância a partilha de projectos, a convergência de olhares, a experienciação da diversidade, a exploração da sinergia das diferenças e da vantagem comparativa.
(Alguns) Rumos propostos:
Estimular as unidades de I&D para a realização de projectos de elevada relevância e qualidade, através de adequada dotação de recursos;
Atrair investigadores externos e manter um forte envolvimento na transferência de conhecimento e de tecnologia.

DESAFIO: Potenciar a formação
A aplicação súbita do modelo de Bolonha teve como nefasto efeito perdas na interdisciplinaridade que, associada a desajustamento entre projectos formativos e condições organizacionais, penaliza o ideário de Bolonha. Na excelência da formação, se decide o futuro das pessoas, das organizações e do país.
(Alguns) Rumos propostos:
Analisar o modo como estamos a processar a “auto-aprendizagem” dos alunos e como estamos a garantir a aprendizagem de competências de saber-fazer, saber-estar, saber-ser, saber-aprender e saber-criar.
Favorecer a melhoria contínua dos projectos formativos, através do estímulo à formação pedagógica dos docentes, à potenciação de infra-estruturas tecnológicas de apoio e à valorização dos cargos de coordenação pedagógica.

DESAFIO: Libertar o empreendedorismo
A investigação, a formação e a iniciativa empresarial podem constituir ciclo de desenvolvimento. O nosso desafio é integrar investigação e formação, desenvolver competências operacionais, relacionais e generativas, fazer dos alunos promissores empreendedores e dos professores bem sucedidos profetas do futuro.
(Alguns) Rumos propostos:
Promover processos de produção de conhecimento e competências geradores de possibilidades de transferência para a comunidade;
Fomentar cultura de iniciativa e risco, fazendo destes atributos factor de desenvolvimento pessoal e organizacional, capital desenvolvido e integrado nos processos de formação em todos os cursos.

DESAFIO: Valorizar a comunidade de organizações e pessoas
A limitada necessidade de obter financiamentos próprios e a limitada preocupação em optimizar recursos permitiu à organização sobreviver com reduzidos níveis de eficiência e aceitáveis níveis de eficácia. A tendência para a garantia da sustentabilidade altera esta lógica, exigindo mais recursos e melhor gestão.
(Alguns) Rumos propostos:
Reforçar a consolidação das infra-estruturas de interface existentes, promovendo o alargamento das colaborações de docentes universitários, nas suas áreas específicas de actuação;
Criar mecanismos de reconhecimento interno do desempenho dos docentes na área da ligação à comunidade, de forma a promover as iniciativas e o empenho individuais.

DESAFIO: Dinamizar a cultura
Mais valorizada nos discursos do que nas políticas, mais reconhecida nas conversas do que desejada nas práticas, é urgente aceitar a valorização da cultura como inadiável desafio e encontrar na sua cuidada gestão a convicção de rumo certo.
(Alguns) Rumos propostos:
Valorizar a função cultural, de modo a beneficiar este activo intangível e dele fazer vantagem competitiva, e as funções do Conselho Cultural, de modo a promover o enriquecimento do seu conteúdo funcional;
Valorizar políticas de patrocínio e mecenato activo que permita, simultaneamente, melhorar a sustentabilidade e dignificar a cultura.

DESAFIO: Melhorar a qualidade de vida no campus
A sustentabilidade e o respeito pelos ecossistemas são factores determinantes para o sucesso do ensino e da investigação, pois aumentam os níveis de realização das pessoas. As facilidades e acessibilidades promovem a igualdade de oportunidades para os utilizadores menos capacitados.
(Alguns) Rumos propostos:
Harmonizar as relações funcionais dos espaços, integrando funções e articulando equipamentos;
Criar campus ambientalmente sustentável baseado em princípios modernos de racionalização de custos, onde os espaços simples e combinados, permitam usufruir do convívio com a natureza.
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UM-novos desafios, novos rumos

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