quinta-feira, 3 de setembro de 2015

"Conversão da Universidade do Minho em Fundação"

«Ainda não havia acabado o mês de Agosto e alguns membros da comunidade académica da Universidade do Minho tiveram conhecimento de que, durante as férias, o Reitor chegou a acordo com um Governo em final de funções para converter a Universidade do Minho numa Fundação de Direito Privado.


Os perigos da conversão de Universidade do Minho na “Fundação Universidade do Minho” estão bem patentes no procedimento adoptado pelo Reitor e pelo Governo.

Como poderá acreditar-se que um acordo alcançado em tempo de férias foi o resultado de um diálogo livre e informado entre todos os membros de uma comunidade académica?

Como poderá acreditar-se que uma decisão tomada em tempo de férias por um Governo em final de funções – o mesmo Governo que anunciou o fim do regime fundacional – é uma decisão ponderada, reflectida e responsável?

Se o processo de privatização da Universidade do Minho não for travado, antecipam-se os piores tempos para os membros da comunidade académica empenhados na construção de uma Universidade pública de qualidade. 

Só para dar um exemplo: como irá a “Fundação Universidade do Minho” decidir contratações e despedimentos?

É imperativo expressarmos a nossa indignação perante o procedimento adoptado e fazermos tudo o que for possível para travar a aprovação de um projecto levado a cabo em tais condições.




Pelo Grupo "Novos Desafios Novos Rumos"


J. Cadima Ribeiro
Rui Ramos
Clara Costa Oliveira
Catarina Serra
Fernando Castro*
Paula Cristina Remoaldo*»

* embora as primeiras mensagens endereçados a diversos destinatários tivessem seguido apenas com as assinaturas dos 1ºs quatro subscritores, nas restantes foram identificados os 6 subscritores que se podem ver acima. 

(reprodução de mensagem/tomada de posição entretanto remetida aos sindicatos do ensino superior e aos jornais, e distribuída universalmente na rede eletrónica da UMinho).

Sem comentários:

Enviar um comentário