quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Lista B - Programa de candidaturas ao Conselho Geral e ao Senado 2013 (VII)

IV. a Universidade do minho que queremos
INVESTIGAÇÃO
1. Disse-se já que a Universidade do Século XXI é uma instituição em que: i) o conhecimento é criado através da investigação científica e na qual uma renovada dinâmica se institui entre a investigação e desenvolvimento, inovação e transferência; e ii) a formação académica insere-se no processo de criação de conhecimento e da sua fundamentação. Prosseguir estes desideratos supõe organização, liderança e estímulo, não reduzidos à esfera puramente financeira e material, às estruturas de investigação e aos investigadores. Entre as ações que entendemos que importa desenvolver encontram-se:
i) apoiar as unidades (centros e núcleos) de investigação na implementação das suas políticas de investigação, procurando facilitar-lhes algum apoio administrativo de natureza mais rotineira (face aos recursos humanos disponíveis); sublinha-se a importância de preservar o reconhecimento nacional já conseguido em matéria de resultados de investigação, o que depende das condições gerais de trabalho que possam ser garantidas e da estabilidade de carreiras que possam ser garantidas aos seus agentes, incluindo aqueles que estão inseridos na "carreira" de investigador, propriamente dita. De forma a promover a investigação, é de considerar também a atribuição de maiores incentivos à mesma. Tal pode ser conseguido, entre outras formas, atribuindo um prémio monetário aos autores de patentes e de artigos científicos publicados em boas revistas.
ii) garantir equidade no funcionamento dos vários centros e núcleos da Universidade, não permitindo que decisões sejam tomadas com critérios menos claros, como a erradicação de colegas de alguns centros (mesmo antes da elaboração de critérios de pertença) tendo como argumento central a melhoria da classificação pela FCT, quando tal não ocorre em outros centros/núcleos da universidade;
iii)    reforçar a visibilidade externa da investigação realizada (divulgação na comunicação social da produção científica e do trabalho de extensão universitária realizados; divulgação da participação dos investigadores em conferências internacionais; publicitação de prémios e financiamentos externos obtidos). Atualmente, essa visibilidade tem maior divulgação ao nível interno que externo, e por vezes algumas áreas parecem ser privilegiadas na divulgação, face a outras, tratadas como menores;
iv) Fomentar a articulação entre investigação e docência, não só como forma de elevar a qualidade do ensino (nomeadamente pela atualização dos programas curriculares em função dos resultados da investigação), mas também como forma de elevar a qualidade da formação dos estudantes (pela sua integração progressiva nas comunidades de investigação e pela participação em processos de investigação nas suas áreas de formação), e ainda como estratégia de valorização do estatuto do ensino enquanto área de produção de conhecimento (pela investigação da docência).
v)     incentivar a produção de informação/explicação periódicas relevantes (sistema de indicadores socioeconómicos, ambientais e de saúde e bem-estar geral da população) para o mercado/tecido empresarial envolvente e para a comunidade em geral, no sentido de auxiliar a tomada de decisão dos agentes públicos e privados.
2. Esta vertente de intervenção poderia ser instrumental do ponto de vista da obtenção de algumas receitas para a Instituição e seus investigadores, bem como constituir uma forma de chegar aos executivos das empresas públicas e privadas da região, do país, da Europa, do mundo, para angariação de candidatos para a nossa oferta de formação. As eventuais receitas obtidas deveriam ser reinvestidas na promoção da qualidade do ensino e da investigação (criação de meios que atualmente são inexistentes: por exemplo, no apoio das tutorias e correção de testes/trabalhos, prestação de serviços ao nível da investigação), criando assim um ciclo permanente de geração de receitas e respetiva aplicação na melhoria do desempenho da investigação e no reforço da visibilidade da Instituição e das suas unidades e subunidades de investigação e de ensino. Além disto, articular a investigação à docência manifesta-se na qualidade científica dos graduados de qualquer universidade do mundo.

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