IV. a Universidade do minho que queremos
INVESTIGAÇÃO
1.
Disse-se já que a Universidade do Século XXI é uma instituição em que: i) o
conhecimento é criado através da investigação científica e na qual uma renovada
dinâmica se institui entre a investigação e desenvolvimento, inovação e
transferência; e ii) a formação académica insere-se no processo de criação de
conhecimento e da sua fundamentação. Prosseguir estes desideratos supõe
organização, liderança e estímulo, não reduzidos à esfera puramente financeira
e material, às estruturas de investigação e aos investigadores. Entre as ações
que entendemos que importa desenvolver encontram-se:
i) apoiar as
unidades (centros e núcleos) de investigação na implementação das suas
políticas de investigação, procurando facilitar-lhes algum apoio administrativo
de natureza mais rotineira (face aos recursos humanos disponíveis); sublinha-se a importância de
preservar o reconhecimento nacional já conseguido em matéria de resultados de
investigação, o que depende das condições gerais de trabalho que possam ser
garantidas e da estabilidade de carreiras que possam ser garantidas aos seus
agentes, incluindo aqueles que estão inseridos na "carreira" de
investigador, propriamente dita. De forma a promover a investigação, é de
considerar também a atribuição de maiores incentivos à mesma. Tal pode ser
conseguido, entre outras formas, atribuindo um prémio monetário aos autores de
patentes e de artigos científicos publicados em boas revistas.
ii)
garantir equidade no funcionamento dos vários centros e núcleos da
Universidade, não permitindo que decisões sejam tomadas com critérios menos
claros, como a erradicação de colegas de alguns centros (mesmo antes da elaboração
de critérios de pertença) tendo como argumento central a melhoria da
classificação pela FCT, quando tal não ocorre em outros centros/núcleos da
universidade;
iii) reforçar a visibilidade externa da
investigação realizada (divulgação na comunicação social da produção científica
e do trabalho de extensão universitária realizados; divulgação da
participação dos investigadores em conferências internacionais;
publicitação de prémios e financiamentos externos obtidos). Atualmente, essa visibilidade tem maior divulgação ao
nível interno que externo, e por vezes algumas áreas parecem ser privilegiadas
na divulgação, face a outras, tratadas como menores;
iv) Fomentar a articulação entre investigação e docência, não só
como forma de elevar a qualidade do ensino (nomeadamente pela atualização dos
programas curriculares em função dos resultados da investigação), mas também
como forma de elevar a qualidade da formação dos estudantes (pela sua
integração progressiva nas comunidades de investigação e pela participação em
processos de investigação nas suas áreas de formação), e ainda como estratégia
de valorização do estatuto do ensino enquanto área de produção de conhecimento
(pela investigação da docência).
v) incentivar a produção de informação/explicação periódicas
relevantes (sistema de indicadores socioeconómicos, ambientais e de saúde e
bem-estar geral da população)
para o mercado/tecido empresarial envolvente e para a comunidade em geral, no
sentido de auxiliar a tomada de decisão dos agentes públicos e privados.
2.
Esta vertente de intervenção poderia ser instrumental do ponto de vista da
obtenção de algumas receitas para a Instituição e seus investigadores, bem como
constituir uma forma de chegar aos executivos das empresas públicas e privadas
da região, do país, da Europa, do mundo, para
angariação de candidatos para a nossa oferta de formação. As eventuais
receitas obtidas deveriam ser reinvestidas na promoção da qualidade do ensino e
da investigação (criação de meios que atualmente são inexistentes: por exemplo,
no apoio das tutorias e correção de testes/trabalhos, prestação de serviços ao
nível da investigação), criando assim um ciclo permanente de geração de
receitas e respetiva aplicação na melhoria do desempenho da investigação e no
reforço da visibilidade da Instituição e das suas unidades e subunidades de
investigação e de ensino. Além disto, articular a
investigação à docência manifesta-se na qualidade científica dos graduados de
qualquer universidade do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário