segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Coisas do quotidiano da UMinho: "Re: Furto de portatil - apelo"

«Boa noite Elsa e demais elementos da comunidade académica,

Antes de mais desejo que consigas recuperar o teu material, mesmo que tenhas de pagar um preço bem mais elevado por ele. Para ti, assim como para todos os que apenas efetuam cópias de segurança no disco que anda junto ao PC, recomendo que usem opções que permitam a salvaguarda dos dados online. Existem dezenas de aplicações que efetuam a sincronização dos dados do vosso PC para a "Internet" de forma gratuita. Como exemplos o https://www.dropbox.com/, o https://skydrive.live.com/, ou o https://drive.google.com/

Espero que efetues queixa registada tanto na PSP de Braga, como nos serviços de segurança da UM pois só assim podem ter registo dos níveis de insegurança que se têm registado. Infelizmente, não és o único exemplo da falta de segurança que se tem visto na UM. Há uns anos atrás, estávamos todos preocupados com a presença de certos indivíduos a "pedir" dinheiro à saída da UM. Dezenas de "pedidos" hostis foram efetuados, mas nunca foi feito nada que efetivamente resultasse num aumento do sentimento de segurança dos alunos.

Hoje, já todos sabemos que o problema da insegurança passou os muros da Universidade. Já são vários os casos de assaltos a carros, ou mesmo de ofensas à integridade física muito graves. É necessário tomar medidas neste campo que podem ir desde aumento do "policiamento privado", à alteração da sua forma de atuação ou à alteração das suas valências dentro do campus. Atualmente os seguranças da UM pouco mais deixam transparecer do seu trabalho o que a fiscalização do estacionamento, o controlo de acessos a edifícios, darem informações a desconhecidos que não se sabem localizar na UM, ou o controlo de quem se encontra na relva da UM. Uma vigilância mais eficaz de todo o campus, com mais efetivos, deveria ser tida em conta.

Outras questões como por exemplo a falta de luz em certas partes da UM também deveriam ser avaliadas. Não sei se o teu caso ocorreu durante a noite, ou durante o dia, mas existem zonas na UM, e arrisco-me a dizer a maioria das zonas da UM, que têm um défice de iluminação que automaticamente as torna em locais facilitadores do crime. É um facto que se deve apostar na eficiência energética, mas ao mesmo tempo deve-se apostar em questões essenciais como a segurança dos alunos.

Faço um apelo a todas as autoridades competentes, desde a Reitoria da UM à AAUM, para que juntas, tentem, efetivamente, resolver este problema de segurança que ensombra a vida de milhares de estudantes da Universidade do Minho e juntos, contribuamos para um campus mais seguro em que toda a comunidade académica se sinta bem, e em segurança.

Saudações académicas,
Fábio Catalão

2013/2/25 Elsa Filomena Lopes Moura <pg17608@alunos.uminho.pt>
Apesar de serem episódios cada vez mais comuns na nossa universidade, sinto que devo alertar e pedir ajuda a toda a comunidade académica para mais um furto ocorrido dentro do Campus.

Na sexta-feira passada, dia 22 de Fevereiro, durante o dia, recorrendo a arrombamento, foi-me furtada do interior do carro uma pasta (Addison preta) que continha um portátil (Toshiba A200-1QK preto) e um disco externo (Western Digital preto). O carro estava estacionado junto ao parque 3 (traseiras da biblioteca geral)  no campus de Gualtar. O valor comercial atual dos equipamentos não é elevado, no entanto o portátil e o disco externo contém informações muito importantes e de valor inestimável quer a nível pessoal quer a nível académico.

Nos dias de hoje, ainda mais com os casos que tem ocorrido, eu sei que todo o cuidado é pouco sendo inadmissivel deixar no carro equipamentos com informação importante, no entanto, por um conjunto de circunstâncias infelizes facilitei. Minha culpa ...
Estou a frequentar um mestrado na universidade e perdi toda a informação, incluindo trabalhos em curso, que preciso para concluir o meu curso e estágio. Tenho consciência e temo que este apelo possa não resultar em nada, mas é a minha situação desesperada que me leva a tentar este último recurso.

Gostaria de apelar a alguma réstia de consciência de quem efetuou o furto ou que possa ter adquirido o equipamento (sem saber a sua origem), para me devolverem principalmente o disco externo. Não quero saber quem foi, não quero responsabilizar ninguém, neste momento estou preocupada apenas com a recuperação dos dados. Podem fazer a devolução de forma anónima, deixando os equipamentos em algum espaço público da universidade como na biblioteca ou bares. Também me podem contactar anonimamente para chegarmos a um acordo.

Estou disponível para pagar um valor acima do valor comercial dos equipamentos.

À restante comunidade peço desculpa por mais um mail deste tipo, mas de facto, estas situações são reais, e podem acontecer a qualquer um. Para mim já não, mas para vocês mais este alerta pode fazer a diferença.
Penso que não será ofensivo para ninguém referir que estará na altura de repensar o sistema de segurança dentro do campus. Hoje são furtos em carros, amanhã o que será ?
-- 
Atenciosamente, 
Fábio Catalão»

(reprodução integral de mensagem que nos caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

Sem comentários:

Enviar um comentário