terça-feira, 14 de julho de 2015

"Inovação. 40% do investimento é das universidades"

«Ensino Superior é responsável por 40% do investimento português em inovação. Estudo da RedEmpreendia conclui que universidade e politécnicos triplicaram orçamentos destinados à investigação, apesar  dos cortes desde 2012   
O sistema de ensino superior nacional executa 40% do investimento em inovação e desenvolvimento (I&D) da economia portuguesa, conclui o estudo intitulado "A transferência de I&D, a Inovação e o Empreendedorismo nas universidades", apresentado esta segunda-feira, pelas 18h, na reitoria da Universidade do Porto (UP).
O documento realizado pela redEmpreendia avaliou o conhecimento produzido pelas universidades e politécnicos de 14 países ibero-americanos, entre os quais Portugal, Espanha, Argentina e Brasil, apontando para uma média de execução de 30% da despesa nacional em I&D, 10 pontos abaixo da registada em Portugal.
Outra das revelações da análise efetuada pela rede universitária ibero-americana constituída por 24 universidades líderes de sete países, entre as quais a UP, é a de que o valor do investimento do ensino superior em I&D triplicou entre 2000 a 2010, ainda que os dados recolhidos a partir de 2011 apontem para um decréscimo orçamental em Portugal e Espanha, devido à recessão económica.
O estudo conclui ainda que Portugal regista quase 100 de pedidos de patentes por ano, 15% dos quais relacionados com o ensino superior, apresentando "uma evolução positiva" na taxa de sucesso quanto às patentes concedidas. As receitas obtidas através do registo de patentes foram superiores a 600 mil euros em 2010. 
No total, as 24 universidades da RedEmprendia, criada pela Universia e a Divisão Santander Universidades, representam 1,5 milhões de estudantes, mais de 150 mil docentes e investigadores e cerca de 1200 empresas start-up. As conclusões mais detalhadas do estudo foram anunciadas esta segunda-feira pelo pró-reitor da UP Carlos Melo Brito e por Senén Barro, presidente da RedEmprendia.»

(reprodução de notícia Expresso online, de 13/07/2015)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário