domingo, 9 de outubro de 2011

À margem do CG: algumas notas soltas (59)

A propósito da próxima reunião da Comissão de Governação e de Assuntos Institucionais, e das reuniões de todas as outras Comissões do CG, que se lhe vão seguir

A Comissão de Governação e de Assuntos Institucionais reúne amanhã, 2ª feira, 10 de Outubro, pela manhã, no Largo do Paço. Em agenda estará a problemática do planeamento estratégico (em falta) na UMinho. A reunião surge na sequência do que a esse respeito foi deliberado na última reunião do Conselho Geral (plenário) e prevê-se que seja uma reunião "quente", posta a tomada de posição entretanto divulgada entre os membros do órgão pelo Movimento Universidade Cidadã (MUC), onde, entre outras coisas, se diz o seguinte:
«Depois de, na reunião do passado dia 26 de Setembro, terem tomado uma posição clara de distanciamento e de censura face ao processo seguido pelo presidente do órgão, relativamente ao documento intitulado “Planeamento Estratégico – Uma Ideia de Universidade”, foi com espanto que viram o mesmo presidente desencadear um processo de consulta às unidades orgânicas baseado, no essencial, nas perguntas contidas nesse mesmo documento.».
Já tive oportunidade de dar notícia sobre o encaminhamento para os presidentes de Escola/Instituto do dito documento na mensagem que distribui na rede electrónica da UMinho na passada 3ª feira. É uma tomada de posição, aquela, do Movimento UC, que entendo bem e subscrevo.
Entretanto, mais do que comentar "gafes", descortesias e desnortes do presidente do CG, importa-me (importa-nos) que se discuta a UMinho, isto é a respectiva estratégia e futuro. Com tantos incidentes em torno desta problemática, a questão que me ocorre é se se quer mesmo chegar a um plano estratégico para a UMinho ou algo que se aproxime disso. Os sinais que tenho, na continuidade do que se tem passado desde os primórdios de funcionamento do órgão, dão-me indicação negativa a esse respeito. Os factos dirão se a minha "suspeita" se confirma ou não.

J. Cadima Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário