sexta-feira, 21 de outubro de 2011

"CG: Contributos para o Planeamento Estratégico da UMinho"

«À Comunidade Académica:
O Sr. Reitor apresentou ao Conselho Geral (CG) da Universidade do Minho, na reunião plenária do dia 18 de julho de 2011, um conjunto de tópicos sobre o planeamento estratégico da UMinho. Nessa altura, foi considerado que, por razões de ordem prática, o debate se deveria circunscrever a um número de questões mais reduzido do que as apresentadas.
Consequentemente, o Presidente do CG elaborou um documento que foi objecto de uma primeira apreciação na reunião plenária de 26 de Setembro. Nesta reunião foi decidido que o assunto fosse apreciado pelas diferentes comissões especializadas do CG, bem como pelas diferentes UOEI da UMinho. Também foi decidido que este debate deveria se alargado a toda a Academia, devendo ser suscitado um ambiente de reflexão e comprometimento por parte de todos para que o maior número de contributos pudessem enriquecer este processo de planeamento estratégico para a UMinho cuja proposta final, em última análise, é da responsabilidade do Reitor.
Desde então, foram desencadeadas várias ações/iniciativas, nomeadamente:
Envio das referidas questões às UOEI, pedindo que fossem objecto de apreciação interna e que as respostas fossem remetidas ao Conselho até finais do mês de outubro de 2011.
Reunião das Comissões Especializadas do CG, designadamente de Governação e de Assuntos Institucionais; Investigação, Ensino, Qualidade e Avaliação; Inovação e Interacção com a Sociedade; e de Planeamento e Assuntos Financeiros.
Com a preocupação de estimular a recolha de contribuições, foi decidido que o CG deveria desencadear uma consulta, através de grupos de trabalho informais a constituir numa base aleatória, onde participassem professores, investigadores, estudantes e trabalhadores não docentes.
Para este processo de consulta foi definida a seguinte metodologia:
a) Constituir 40 grupos de trabalho (GT), composto cada um por 6 pessoas, nomeadamente: 1 professor catedrático, 1 professor associado, 2 professores do corpo de auxiliares e de investigadores doutorados, 1 estudante e 1 trabalhador não docente;
b) Os representantes de cada um destes corpos e dos respectivos suplentes seria feita no universo geral da população respectiva e de forma perfeitamente aleatória. O sorteio dos elementos integrantes de cada grupo será feito pelos serviços da DRH (para os professores, investigadores, e trabalhadores não docentes) e Académicos (no que respeita aos estudantes) da UMinho;
c) O coordenador/relator de cada grupo será designado entre os elementos de cada grupo e da forma que o grupo entender melhor. Numa fase inicial, e até à designação do coordenador /relator, caberia ao professor de categoria académica mais elevada desencadear os trabalhos de grupo;
d) Cada GT deveria sintetizar o resultado do seu trabalho de reflexão, com propostas ou sugestões que entendesse oportunas, em documento com o limite máximo de 5 páginas A4, devendo sentir-se completamente livre quanto à forma de abordar o mandato que lhe é pedido;
e) Sugere-se que o prazo total para esta missão dos GT não seja superior a um mês.
Para orientar a reflexão sobre o futuro da UMinho, foram escolhidas as seguintes cinco áreas:
· Projeto educativo; Investigação; Interação com a sociedade; Orgânica da Universidade do Minho; Que prioridades para a UMinho.
Procurando balizar o trabalho dos grupos, e a título meramente indicativo, foi ainda definido um guião com cinco questões/tópicos:
· Entende ser oportuna a eventual fusão/reconversão ou extinção de unidades orgânicas de ensino e investigação, subunidades e de serviços?
· O que pode a Universidade do Minho fazer para melhor interagir com a comunidade e quais devem ser os seus parceiros estratégicos?
· Perante as adversidades financeiras com que a UMinho se está a defrontar, quais as soluções que poderiam ser encontradas para a superação deste problema?
· Que estratégia e formas de organização devem orientar o desenvolvimento e a internacionalização da investigação da UMinho?
· Quais entende serem as prioridades estratégicas da Universidade do Minho para os próximos quatro anos?
O Conselho Geral da UMinho, com estas ações, pretende estimular e generalizar o debate e a reflexão, dotando os seus membros de informação para melhor poderem ajudar o Reitor na elaboração do Planeamento Estratégico da Universidade do Minho.
Deste modo, o Conselho Geral apela à participação da Comunidade Académica, em particular daqueles que vierem a integrar os referidos Grupos de Trabalho.
Finalmente, o CG estará aberto a receber contributos que, individual ou colectivamente, lhes façam chegar através do presente endereço electrónico.
Com os melhores cumprimentos.
O Presidente do Conselho Geral,
Luís Braga da Cruz
________________________________
Conselho Geral
Universidade do Minho
Tel.: 253 601104
Fax: 253 601119
e-mail: sec@conselhogeral.uminho.pt»

(reprodução integral de mensagem entretanto distribuída universalmente pela entidade identificada na rede electrónica da UMinho)

Sem comentários:

Enviar um comentário