quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

"Sindicato quer debater Consórcio Universitário na Região Centro"

«O Sindicato dos Professores da Região Centro afirma, através de comunicado enviado a NDC, que  a formação de um consórcio de três universidades do Centro (Coimbra, Aveiro e Beira Interior,  independentemente da geometria do número e tipo de instituições envolvidas, tem uma elevada importância pelas suas repercussões no curto e médio prazo.

A reorientação da oferta formativa em cada uma das instituições envolvidas, a alteração do perfil de candidaturas a projectos de investigação financiada ou das dinâmicas de prestação de serviços, ao nível dos vários corpos, nomeadmente docente e discente, mas também ao nível do pessoal técnico e administrativo poderá haver, igualmente, alguns impactos, são alguns dos aspectos que o SPRC quer ver discutidos.
O SPRC salienta que “a importância desta intenção justifica plenamente o envolvimento das comunidades académicas de Coimbra, Aveiro e Beira Interior na sua discussão. Os órgãos de gestão, dos Conselhos Gerais às Faculdades e Departamentos, são, também, parte desta discussão, devendo, por isso, ser, também seus promotores.”
Como os reitores afirmam que o consórcio tem como objectivo a captação de fundos comunitários e de alunos estrangeiros admitindo que esses objectivos possam ser um factor que pese positivamente na decisão, ficam, segundo o SPRC, algumas questões que seria necessário debater por toda a comunidade académica.
Qual o papel de cada uma das universidades? 
Não será o consórcio um passo para a fusão e reorganização da rede?
Como fica a especialização/diferenciação de cada uma das universidades? 
Sendo a gestão e racionalização de recursos outro dos objectivos do consórcio, quais os impactos ao nível do pessoal docente e não docente?
 Racionalização pode ler-se como redução de pessoal (despedimentos), aumento do horário de trabalho e mobilidade interna no consórcio de professores, pessoal não docente e alunos? 
O SPRC exige uma resposta inequívoca das reitorias envolvidas e diz que projecto tem de ser apresentado às três comunidades académicas e aberto um profundo debate envolvendo os docentes, o pessoal técnico e administrativo e os estudantes.
O Sindicato dos Professores da Região Centro/FENPROF exige esse debate e disponibiliza-se para adoptar todos os procedimentos que se considerem necessários para que o devido esclarecimento esteja garantido e para que todos possam ser parte de uma decisão que também é de todos.»

(reprodução de notícia Notícias de Coimbra, de 18 de Fevereiro de 2015)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário