terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A pretexto de desmaterialização, a burocracia continua a atacar: "plataforma de pedidos de pagamento"

«From: Jorge José Gomes Martins
Sent: 11 February 2015 17:51

To: ecs-todos; eng-todos; ecum-todos; UM Reitoria, Órgãos e Serviços; ics-todos
Subject: plataforma de pedidos de pagamento
caros colegas
Estive hoje mais de UMA HORA a tentar fazer um pedido de deslocação em serviço. Ao fim deste tempo (30 vezes mais longo do que o preenchimento em papel, que demorava 2 min) não consegui terminar o pedido.
Eu trabalho frequentemente para tribunais, geralmente a "pedido" deles. No entanto o "pedido" de um tribunal é uma obrigação, pelo que tenho realmente que fazer essa deslocação. Por várias razões a dimensão que trata os recebimentos e pagamentos relativos aos tribunais está sem dinheiro, pelo que estou IMPOSSIBILITADO de fazer o pedido, pois recebo a seguinte indicação:
Ou seja, por um lado eu sou obrigado a deslocar-me ao tribunal ou onde eu tiver de fazer a perícia, mas por outro lado a minha universidade não me permite fazer a deslocação. E isto cria-me um grande problema:
  1. não vou e sujeito-me a uma multa do tribunal entre 2 e 10 UC (204€ e 1020€), o que já aconteceu a colegas meus;
  2. vou e sujeito-me a ter um acidente, eventualmente morrer, mas sem estar ao serviço da universidade.
No caso 1. a UM não me paga a multa e no caso 2. (em caso de morte por acidente) os meus filhos terão muita dificuldade em receber compensação. De notar que o meu nome foi indicado ao tribunal pela Universidade do Minho, ou pelo menos é porque trabalho na UM que o tribunal me nomeia perito.
Não sei qual a opinião dos vários colegas em relação a esta aplicação de gestão de deslocações, mas no meu caso os problemas que ela levanta SÃO MUITO GRAVES. Além de me impossibilitarem de fazer parte do meu trabalho (como poderei deslocar-me a empresas ou fazer visitas de estudo com os alunos?), as consequências podem ser danosas (o caso de morte por acidente em deslocação não autorizada).
E há ainda o problema do tempo necessário para preencher o pedido. Porque razão o processo de pedido tem de ser tão complicado e intricado?  Porque razão não se pode somente preencher um impresso semelhante ao que existia em papel? 
Porque razão não posso fazer um pedido de deslocação que será pago aquando do pagamento da entidade em questão? (obviamente depois da deslocação e do serviço terem sido completados).
Porque razão não posso fazer uma deslocação sem custos? (como geralmente acontece em visitas de estudo, pois não temos dinheiro nas direções de curso para as pagar)
Jorge Martins»

(reprodução de mensagem que nos caiu há poucos dias na caixa de correio eletrónico, proveniente do colega identificado)

Sem comentários:

Enviar um comentário