terça-feira, 5 de março de 2013

NDNR (Lista B): carta de valores e princípios e de integridade académica

O Movimento UMinho, ‘Novos Desafios, Novos Rumos’, orienta-se pelo ideal de uma universidade alicerçada na integridade académica[1], entendida como comprometimento com os seguintes valores fundamentais: Honestidade, Confiança, Transparência, Respeito, Responsabilidade e Criatividade. Deste conjunto de valores derivam princípios orientadores da conduta pessoal e colectiva, congruentes com a nobre missão da universidade.

1. Honestidade. A Universidade deverá promover a busca da verdade e do conhecimento por caminhos indissociáveis da probidade pessoal nos diversos domínios: na aprendizagem, no ensino, na investigação e nos serviços.

2. Confiança. A Universidade deverá promover relações profissionais que beneficiem de recíproco conhecimento e crença na lealdade dos membros da comunidade académica, favorável à livre troca de ideias e pontos de vista, permitindo a cada um a mais elevada realização do seu potencial humano e profissional, promovendo-se sobretudo a cooperação em detrimento da competição.[2]

3. Transparência. A Universidade deverá promover procedimentos e padrões de conduta desejáveis, claros e de todos conhecidos, bem como a equidade e imparcialidade das regras organizadoras da conduta de estudantes, docentes, funcionários e chefias.

4. Respeito. A Universidade deverá promover a participação apreciada e deferente entre os membros da comunidade académica, o reconhecimento da natureza participativa do processo de aprendizagem e a valorização da diversidade e pluralidade de ideias e opiniões.

5. Responsabilidade. A Universidade deverá promover a determinação de direitos e deveres dos seus membros e confiar na sua capacidade de agir para prevenir e corrigir erros e superar dificuldades. Para tal, deverão os órgãos da universidade ouvir, e não só impor, avaliar para além de quantificar, responsabilizar pelo reconhecimento e não só pela punição.

6. Participação. O envolvimento e a consequente participação de todos na reforma da UMinho significam um claro benefício para a mesma. Um dos primeiros passos a dar deverá ser a implementação de um exercício de análise e formulação de uma estratégia planificada na UMinho, real e não idealizada, com implicações na revisão da posição da nossa academia quanto ao estatuto fundacional.

7. Criatividade. A Universidade deverá promover a criação de novas ideias, vivências e iniciativas, procurando acolher na vida quotidiana os contributos válidos que a comunidade for propondo.



[1] The Center for Academic Integrity (1990). The Fundamental Values of Academic Integrity. Duke University Durham, North Carolina. The Center for Academic Integrity (CAI) is a consortium of over 360 institutions who share with peers and colleagues the Center's collective experience, expertise, and creative energy.
[2]  Dejours, C. (2010). Ecouter la souffrance, entendre la violence. Le sujet dans la Cité1: 1-17.


Sem comentários:

Enviar um comentário