quarta-feira, 6 de março de 2013

Dos bastidores: "Parece que o debate de ontem já criou algum desconforto a quem estava na sombra... e na zona de conforto!"

«Claro que todas as listas pugnam por um futuro próspero para a UM e para todas as suas UOEI e para a grande maioria dos seus projetos de ensino e investigação, mas com visões e propostas diferentes. Diria mesmo, algumas mais sectárias (face ao peso de alguns lobbies) e outras menos (face ao altruísmo manifestado pelos candidatos)! Quem vencer terá oportunidade de criar mais valor para a UM, mas esse valor poderá ser mais ou menos compartilhado com toda a estrutura da Instituição.
No final, todos poderão invocar que o sistema de ensino superior e investigação em Portugal e as entidades externas impediram de fazer melhor, mas o importante é tentar e pugnar por adotar a Transparência como suporte vital no funcionamento da Instituição.
Tal como na medicina, a solidariedade entre paciente e médico não é suficiente, é vital que o médico entenda a sobrevivência do paciente como um fator de sucesso e de importância do seu papel na procura de soluções cada vez mais efetivas e eficazes, mesmo correndo o risco de serem efémeras devido à permanente evolução do conhecimento e das capacidades tecnológicas!
Situação similar ocorre no ambiente de ensino e investigação e do ecossistema em que os Professores e Investigadores desenvolvem a sua atividade permanente. Mas, as melhores soluções para os problemas são aquelas que já provaram ter resultados positivos em ambientes e ecossistemas similares.
Imaginem que os médicos não compartilhavam os conhecimentos entre si em prol de melhorar os objetivos comuns, o que aconteceria à confiança da sociedade nesses profissionais?
Será que os Professores e os Investigadores compartilham verdadeiramente os seus conhecimentos em prol de um melhor ambiente e de um ecossistema mais eficiente?
Será que os diferentes intervenientes a diferentes níveis na governança da UM compartilham de forma eficaz os seus conhecimentos em prol de uma instituição melhor governada, em prol de uma melhor qualidade de vida para a sua micro sociedade e em que a “saúde” individual é um bem comum?
Sinto-me na obrigação de pedir um voto de confiança na mudança e desde já agradeço a todos os que por vontade própria votem na Lista B no dia 13

Sem comentários:

Enviar um comentário