segunda-feira, 4 de março de 2013

"ELEIÇÕES_LISTAS DE APOIANTES"

«Quando recebo um email enviado à academia a dizer que X pessoas apoiam uma dada lista candidata ao CG, a informação que menos me interessa é que X pessoas apoiam essa lista. X pessoas apoiarão cada uma das 3 listas, isso toda a gente sabe.
Então, o que é que me interessa? Interessa-me saber por que razão e para quê hão-de as listas de candidatos ao CG, formalmente constituídas de acordo com o regulamento eleitoral, organizar e divulgar agora “outras” listas, como se estivéssemos a assistir a uma espécie de “votação antecipada”, embora não secreta.
Eu gostava de perceber. Alguém me explica?

É para dizer que têm apoiantes? (já calculo, é normal) 

Que são muitos? (nem por isso... a academia é vasta)
Que são aqueles? (todos os apoiantes são igualmente importantes) 
Que há pessoas a formalizar o seu apoio? (qualquer um é livre de apoiar o que quiser, como quiser)
Que há um trabalho de campanha personalizado? (não preciso de o saber) 
...

Pertenço a uma lista que não organiza nem divulga “listas de apoiantes” e não posso deixar de ficar chocada com este tipo de mensagens à academia, que me recuso a aceitar como “normais” em tempo de campanha. Só de imaginar o que poderia acontecer se isto se alastrasse a todas as eleições que fazemos nesta universidade...
Obtenham os apoiantes que quiserem, mas não me enviem mais listas, por favor.
Flávia Vieira

flaviav@ie.uminho.pt

Universidade do Minho - Instituto de Educação
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão»


(reprodução de mensagem com a autoria identificada e distribuída na noite de ontem universalmente na rede electrónica da UMinho)

Sem comentários:

Enviar um comentário