sábado, 5 de janeiro de 2013

"Governo falha reforço de 43 milhões prometido ao Superior"

«Presidente do Conselho de Reitores diz que a verba não está inscrita no Orçamento de 2013, já promulgado.

O reforço orçamental de 43 milhões de euros para o ensino superior e que foram aprovados no Parlamento através de uma proposta dos partidos da maioria não estão inscritos na versão do Orçamento do Estado que foi promulgada no passado dia 31 de Dezembro.
Sem esta verba - que foi negociada entre as instituições de ensino superior e o Governo - o Superior sofre este ano um corte que ascende aos 58 milhões de euros, em relação ao ano passado, que vem pôr em causa "o funcionamento das universidades", alertou o presidente do Conselho de Reitores, António Rendas, que reuniu esta tarde com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
O reforço de 43 milhões de euros traduziria apenas 75% das verbas necessárias para que as instituições consigam fazer face aos pagamentos do subsídio de Natal e ao aumento dos 15% para os 20% nos encargos com a Caixa Geral de Aposentações.
António Rendas revelou ainda que já enviou uma carta ao ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, "no sentido de saber se as promessas que foram feitas vão ser cumpridas" mas que até à data não recebeu qualquer resposta da tutela, acusando Nuno Crato de falta de diálogo.

(notícia ECONÓMICO online, de 04/01/2013 - Ana Petronilho)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário