terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A burocracia que nos asfixia

Movimento 
Novos Desafios - Novos Rumos 


Caros Colegas,
Aproxima-se um momento que suscita fazer escolhas. Quadro de oportunidade para que os desafios justifiquem novos rumos como forma de proporcionar alternativas!
Neste cenário, parece-nos importante discutir alguns processos que estão cada vez mais a asfixiar docentes e investigadores, cuja principal missão deveria ser a docência e a investigação, e não predominantemente as tarefas de cariz burocrático. Necessárias até determinado patamar, mas após o qual são tendencialmente improdutivas.
Enquanto o mundo empresarial, consciente da relação proporcionalmente inversa entre burocracia e produtividade, está a reduzir e a simplificar a burocracia, na universidade multiplicam-se os formulários electrónicos redundantes, distribuídos por diferentes plataformas, frequentemente sem a conexão adequada entre elas. No que à burocracia diz respeito, a tecnologia deveria surgir de forma eficaz e para simplificar e facilitar os processos. Contudo, tem-se verificado que pouco mais são do que instrumentos de devoção, obrigando ao crescimento dos serviços que os gerem e administram. Sem qualquer vantagem perceptível ao nível da qualidade global do serviço que prestamos. Assistimos assim à crescente transferência de obrigações administrativas para os docentes e investigadores, em detrimento das suas principais vocações e talentos. Por outro lado, os efetivos de apoio afetos a departamentos e centros têm vindo a ser depauperados em ordem inversa do que acontece com os serviços centrais, com claro prejuízo para o desempenho global da universidade.
As alternativas devem ser suscitadas e construídas de forma colaborativa e participada, e não por imperativos de quem gere as diversas plataformas. Um sistema de informação académico de qualidade deveria promover eficácia e eficiência no suporte à administração e gestão das múltiplas atividades de ensino, investigação, e extensão; e não apenas servir como suporte aos serviços centrais, à custa dos intervenientes mais relevantes do processo: os docentes e os investigadores.
Cumprimentos,

Fernando Castro 
Dep. Engª Mecânica

(reprodução de mensagem distribuída esta manhã, universalmente, na rede electrónica da UMinho)

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