«Viver o ensino
Participar mais ativa e criticamente na construção e avaliação continuadas de uma oferta formativa de
qualidade, exequível e sustentável;
Fomentar a investigação da docência, a disseminação de experiências e a constituição de comunidades de
prática, como formas de reconfigurar a profissionalidade docente, melhorar a pedagogia e valorizar o seu
estatuto no meio académico;
Reduzir a burocratização do trabalho docente e melhorar as estruturas de apoio às atividades de gestão
pedagógica;
Garantir uma distribuição do serviço docente mais equitativa e mais ajustada aos perfis dos docentes e
aos seus interesses de investigação;
Garantir maior transparência, coerência e racionalidade à avaliação do desempenho docente;
Reforçar o papel das direções de curso na coordenação pedagógica e criar, em articulação com o
Conselho Pedagógico, um gabinete de apoio à inovação, ao estudo da docência e à disseminação de
experiências/estudos (na sequência dos atuais grupos de trabalho);
Estabelecer parcerias com o Gabinete de Apoio ao Ensino da UM, afirmando o papel do IE na formação
docente (ex., curso de pedagogia universitária) e na realização de estudos sobre a docência.»
(excerto de manifesto eleitoral da Lista A, lista vencedora das eleições para o Conselho do Instituto de Educação realizadas a meio da passada semana)
(excerto de manifesto eleitoral da Lista A, lista vencedora das eleições para o Conselho do Instituto de Educação realizadas a meio da passada semana)
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