segunda-feira, 30 de maio de 2011

A propósito da transformação da UMinho em fundação pública

Tomada de posição de professores catedráticos da Universidade do Minho

O Conselho Geral da Universidade do Minho acaba de aprovar a proposta do Reitor para requerer ao Governo a transformação da UMinho em fundação pública com regime de direito privado.

É nosso entendimento que se tratou de uma deliberação precipitada e não suficientemente justificada, que não teve a preocupação de mobilizar positivamente a academia no sentido agora proposto e que recusou não só uma consulta à Academia, solicitada por cerca de duas centenas de docentes, como não teve em devida conta a opinião expressa em diversas consultas realizadas ao nível de várias Escolas, onde tal foi efectuado.

Acresce que foi tomada num momento particularmente crítico e de incerteza que Portugal atravessa, no plano social, económico e financeiro, em pleno período eleitoral, desconhecendo-se quem será o novo Governo e as ideias que o nortearão.

O Conselho Geral deverá lutar por um regime jurídico das universidades públicas que, dentro da respectiva diversidade, dê a todas igualdade de oportunidades e garanta uma autonomia de gestão, responsabilização e eficácia, para bem cumprirem a sua missão.

O Conselho Geral deverá ter sempre bem presente a sua responsabilidade perante a Academia e assim informá-la dos passos essenciais do processo negocial que, porventura, vier a decorrer. Neste momento, particularmente exigente e difícil, o passo inseguro que a Instituição agora dá, não deve diminuir a atenção, motivação e empenhamento que a todos deve convocar no sentido de construirmos uma Universidade do Minho mais forte, consolidando-a como uma Instituição Pública fundamental para o desenvolvimento económico e social do País.

António Cândido Oliveira (Escola de Direito)
Fernando Castro (Escola de Engenharia)
José Cadima Ribeiro (Escola de Economia e Gestão)
José Manuel Vieira (Escola de Engenharia)

[reprodução integral de mensagem entretanto distribuída universalmente
na rede electrónica da UMinho,
pelos signatários
]

Sem comentários:

Enviar um comentário