sábado, 28 de maio de 2011

A UMinho fundação? É possível ser-se mais exigente em matéria de ambição e responsabilidade sem que seja necessário optar pelo regime fundacional

«Pediu a palavra o Professor Cadima Ribeiro, referindo tratar-se de matéria sensível aquela a que ia referir-se, cuja complexidade, em sua opinião, aumentou em virtude do despacho produzido pelo Presidente, sem audição do Órgão. Sublinhou que, independentemente da posição final que o Conselho possa vir a adoptar, porventura possa existir algum desconforto em abordar a questão, recordando que nenhuma das listas que elegeram membros para o CG tinha enunciado/referido esta problemática nos seus manifestos eleitorais. Salientou ainda que, na reunião do dia 24 de Janeiro, houve de facto debate alargado sobre o modo de audição, mas não tinha sido alvo de votação formal a hipótese de “referendo”.
[...]
O Professor Cadima Ribeiro demonstrou a sua surpresa perante o documento apresentado pelo Reitor, referindo que esperava um documento com características diferentes, designadamente no que se referia à problemática da autonomia e sustentabilidade do projecto. Desse ponto de vista, acentuou o facto de o estudo não acrescentar dados novos. Elencou alguns aspectos que considerava deverem constar do documento, nomeadamente na dimensão estratégica, sendo questionável, por exemplo, se o número de estudantes será suficiente para dar sustentabilidade a este projecto. Manifestou algumas dúvidas sobre o que era referido em matéria de descentralização e autonomia das UOEI, dizendo desconhecer a forma como esta se irá processar. Finalmente, salientou que, independentemente da bondade da proposta, há uma dimensão fundamental que passava pela ideia de “a UMinho não ficar isolada neste processo”. Acrescentou que se poderá ser mais exigente em matéria de ambição e responsabilidade sem que seja necessário optar pelo regime fundacional.»

(reprodução de excertos do projecto de Acta Nº 03/2011, de Reunião Extraordinária do Conselho Geral, realizada aos nove dias do mês de Maio de dois mil e onze)

Sem comentários:

Enviar um comentário