sexta-feira, 6 de maio de 2011

"Livre e directo (é sobre a msg do Professor Carlos Bernardo, por isso, quem não quiser ler pode já apagar!)"

«Caros colegas.

Sou José Precioso, um velho professor auxiliar (que é um título, não académico que gosto de utilizar e que não se considera um professor velho), mas que conhece a Universidade como poucos, pois fui cá aluno de licenciatura, de mestrado e doutoramento. Conheço a Universidade de vários ângulos (o que não acontece com outros colegas e que me dá uma vantagem e quem sabe (?), autoridade, para fazer análises profundas e distanciadas). Mando-vos o meu CV em anexo, para verem o meu trajecto na UMinho e para suportar outras coisas que irei referir mais adiante. Além disso satisfaz a curiosidade dos meus mais directos competidores e eventualmente detractores, pois a Universidade em geral e a Uminho em particular, está a ficar um local pouco recomendável em termos de relações humanas, como se pode ver pelo histórico de mensagens trocadas. (A este propósito, gostava que a UMinho, em prol da transparência, obrigasse todos os académicos a ter o seu CV publicado, pelo menos na plataforma DeGóis). Estou a escrever esta mensagem a esta hora, porque tudo isto me dá insónias e deprime.

Indo direito ao assunto. Felicitei particularmente o meu colega de Departamento Nelson Lima, pessoa que conheço bem pois foi meu colega de curso, e a quem reconheço inteligência, capacidade de trabalho, pragmatismo, pela sua enorme obra, que se não a divulgasse, muitos de nós não teríamos conhecimento. Acho que este canal foi bem utilizado para a divulgação deste verdadeiro “feito”. Conheço também o Joaquim Sá, colega de Departamento, que tem igualmente o mérito de ser uma pessoa inteligente e corajosa. Embora não conheça com detalhe os problemas que ele frequentemente torna públicos, sendo assuntos pessoais, são problemas que dizem respeito à academia. Os nossos problemas pessoais relacionados com a nossa estada na UMinho, devem ser vistos como problemas da academia em geral. É por isso que gosto de futebol e que acho que os nossos dirigentes deviam estudar o fenómeno e falar mais em futebolês, pois se há área em que estamos no top mundial é neste domínio. Um problema com um jogador é um problema com toda a equipa. Claro que a lógica individualista da Universidade nos impede, muitas vezes, de pensar em equipas e em colegas. Acho, pelo que disse, que este canal também pode ser utilizado para tornar públicos os problemas que nos afectam individualmente e que gostávamos de partilhar e discutir com outros, desde que sejam para o bem da UMinho. Ainda ontem enviei esta mensagem para o todos@ do meu instituto (a propósito da paranóia em que se tem transformado a avaliação das UC´s).


“Colegas.

O que é preciso é calma. Não vejo esta preocupação e celeridade de procedimentos em relação à avaliação do desempenho. Essa sim, possibilitaria, a quem quisesse, dar um passinho para sair do congelador. Peço muito compreensão a todos, pois num clima de exigência máxima e recompensa mínimas (congelamentos a todos os níveis…) não se pode exigir muito mais. Já fazemos muito trabalho de borla. Veja-se o caso das teses de mestrado académico. Até os pagamentos e dinheiros que temos disponíveis estão congelados, o que é lamentável.

Sem me querer vitimizar, informo que tenho cerca de 1200 euros metidos na UMinho, (e tenho o dinheiro para me reembolsar graças a uma candidatura dura) e não sei quando vou receber esse dinheiro, pois cada vez são maiores os entraves burocrático-administrativos. Cada vez mais penso: “Que parvo que sou! pagar para trabalhar!”. Ou não ter dinheiro para investir, quando esse dinheiro é nosso (ganho com candidaturas duras). Isso é o limite.

Não quero criar confusão, apenas chamar a atenção para ao facto de não haver correspondência na velocidade com que se tomam medidas para se colocarem os docentes a trabalhar e aquelas que permitiriam aos que empenham, terem oportunidade de lutar por uma recompensa.

Abraço.

Precioso»

(reprodução parcial do corpo principal de mensagem, com origem no colega identificado, distribuída universalmente na rede da UMinho, que nos caiu entretanto na caixa de correio electrónico)

Sem comentários:

Enviar um comentário