quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

"ESTUDANTES SÍRIOS VÃO AJUDAR INTEGRAÇÃO DOS REFUGIADOS NAS UNIVERSIDADES"

"O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que «a vinda de refugiados para o ensino superior português é um processo lento que tem que ser orientado por sérios valores éticos».
Estas declarações foram feitas aos jornalistas em Braga, após um almoço com estudantes sírios inscritos na Universidade do Minho, ao abrigo de um programa que lhes possibilita concluir a formação superior no País.
Manuel Heitor acrescentou que este almoço teve como objetivo «preparar a vinda de estudantes refugiados para Portugal», depois do Primeiro-Ministro, António Costa, ter proposto à Chanceler alemã, Angela Merkel, apoio na integração de jovens sírios no ensino superior.
«É exatamente neste contexto que propusemos a estes estudantes sírios que já residem em Portugal que sirvam de embaixadores para integração de mais jovens em condições de refúgio», referiu o Ministro.

Integração é um processo complexo
Reafirmando que esta integração é «um processo muito complexo, devido à condição excecional em que vivem», Manuel Heitor sublinhou: «Estamos a lidar com pessoas que têm de ser tratadas com valores éticos, não é uma mera questão de fazer fila e ir buscar uns ou outros. Temos que saber integrá-los de uma forma humana».
«Queremos que estudantes sírios já residentes no País nos ajudem para garantirmos melhores condições de integração social e económica e, acima de mais, que esta integração seja feita com valores de ética muito importantes», acrescentou.
O Ministro concluiu, elogiando o papel da Universidade do Minho na inclusão do grupo de estudantes que frequenta hoje os seus cursos: «São impressionantes as condições que esta universidade desenvolveu para integrar estes estudantes que, devemos reconhecer, é um papel de cidadania europeia face àqueles que não conseguem estudar nos seus próprios países»."

(reprodução de notícia disponível em  

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário