quarta-feira, 13 de maio de 2015

"Ministério vai transferir 53 milhões para ensino superior ´em breve`"

«O Ministério da Educação e Ciência (MEC) disse hoje que vai transferir, até ao final deste mês, 53 milhões de euros às universidades e politécnicos, valor que diz respeito à reposição dos salários da função pública.

"Os reforços orçamentais das instituições de Ensino Superior foram comunicados no fim-de-semana aos reitores das universidades e aos presidentes dos politécnicos, e totalizam 39 milhões para as universidades e 14 milhões para os politécnicos", disse hoje à Lusa fonte do gabinete de imprensa do MEC.
As verbas vão ser libertadas pelas Finanças e transferidas "em breve", ainda "antes do final do mês" , acrescentou a mesma fonte do gabinete de imprensa.
O Diário Económico de hoje refere que as universidades e politécnicos dizem "que o valor comunicado" pelo ministro da Educação, Nuno Crato, "é idêntico ao calculado pela maioria das instituições".
Em março passado, por exemplo, o reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, estimava que a verba a repor era de cerca de 7,7 milhões de euros. A Universidade de Lisboa, por seu turno, estimava em 11 milhões de euros a verba a repor.
A reposição dos 53 milhões de euros diz respeito ao impacto da reposição salarial, determinada pelo Tribunal Constitucional em 2014.»

(reprodução de notícia Notícias ao Minuto, de 12 de maio de 2015)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário