quinta-feira, 7 de maio de 2015

"Isenção de propinas para caloiros de excelência"

«Melhores caloiros da Universidade Nova foram premiados com o pagamento das propinas deste ano. Os seus professores anteriores também foram homenageados.

Foram 39 os alunos distinguidos, num auditório esgotado com a presença de amigos e familiares, que quiseram aplaudi-los. O motivo? Foram os melhores alunos do primeiro ano dos seus cursos, na Universidade Nova de Lisboa.
De todas as faculdades desta universidade, os melhores caloiros receberam um diploma a atestar a sua competência e desempenho e o prémio de verem as suas propinas deste ano pagas.
Mas, na plateia estavam também muitos professores do ensino superior e básico, que, por alguma razão, foram importantes no percurso escolar dos distinguidos, numa cerimónia que teve ainda como objectivo aproximar o ensino superior do ensino secundário e básico, aquele que dá as bases a estes alunos, que vêm depois a tornar-se os melhores da faculdade. " O ensino secundário forma, motiva e orienta os futuros universitários", disse o reitor, António Rendas, no seu discurso, onde quis deixar claro que "é fundamental reconhecer e homenagear o papel determinante do ensino secundário e seus professores no sucesso dos nossos caloiros", para no fim agradecer-lhes: "sem vós, não há sucesso na universidade, nem da universidade."
Esta foi a primeira vez que a Universidade Nova de Lisboa fez um evento de aproximação à comunidade escolar básica e secundária. E que criou estas bolas de mérito para os melhores caloiros, que no ano lectivo 2013/2014 foram mais de 2700. Apenas 39 foram premiados, mas António Rendas diz acreditar na qualidade do ensino secundário, para continuar a formar bons universitários.
[...]»

(reprodução parcial de notícia Económico online, de 06/05/15)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário