sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A importância do Conselho Geral

Aproximando-se o acto eleitoral para o Conselho Geral, alerto para a importância que este orgão previsto nos Estatutos da Universidade do Minho assumirá no seu governo. O art.26º. – nº. 1 refere “O governo da Universidade é exercido pelos seguintes órgãos: a) Conselho geral; b) Reitor; c) Conselho de gestão.”. O acto eleitoral de 2 de Março assume extrema importância porque a maioria dos membros do Conselho Geral ficará decidida. Assim, inporta que toda a Universidade esteja consciente desta situação e participe neste acto eleitoral, escolhendo os seus representantes tendo em conta os programas que as diversas listas concorrentes apresentam.
Uma das questões que se tem levantado é a eleição do Reitor. O acto eleitoral para o Conselho Geral é a única oportunidade de participação de toda a Universidade na eleição do Reitor. De acordo com os Estatutos “compete ao conselho geral organizar o procedimento de eleição e eleger o reitor”. Assim, o acto eleitoral para o Conselho Geral assume-se como “eleições primárias” para o Reitor.
Outra questão que se levanta, é a cooperação entre o Conselho Geral e o Reitor. Sendo o Reitor eleito pelo Conselho Geral, certamente que terá a sua confiança e estará de acordo com as ideias defendidas pela maioria dos seus membros. Quando todo o processo estiver concluído, estou certo que haverá condições para um boa governação da Universidade de acordo com a vontade expressa no acto eleitoral que se aproxima.

José Barroso de Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário