quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Diário de Campanha (13) (12)

DIA DA UNIVERSIDADE – Na sessão solene do Dia da UM participaram à volta de 100 dos cerca de 900 professores que a universidade tem e que foram certamente convidados para esta cerimónia. Dá que pensar! Ou não dá?
INTERVENÇÕES – O Reitor insistiu nas críticas ao Governo e António José Seguro chamou a atenção para os "novos desafios" que se colocam às universidades. Nada de novo no que toca à UM.
PROBLEMAS - A UM precisa de rever muitas coisas na sua estrutura e acção. O problema da hiper-centralização é um deles (A Reitoria é o "sol" da Universidade). A transparência é outra (esta de haver um orçamento escondido, por exemplo, é inadmissível). A falta de informação empobrece a academia (precisa-se de uma publicação independente para debate de ideias e de problemas; Joaquim Fidalgo liderou um projecto promissor nesse âmbito, mas viu-se forçado a parar). E se fossem só estes os problemas…
ENSINO – O que mais interessa à UM? Um ensino de sucesso fácil e imediato expresso em notas ou um ensino de sucesso mais tardio mas confirmado na vida prática? O futuro dos licenciados é-nos indiferente?

António Cândido de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário