terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Diário de Campanha (15) (14)

PROGRAMA – O Senhor Reitor da UM (que muito respeito) disse em resposta a um jornalista que o questionou sobre o desafio lançado pela Lista B quanto à eleição de novo reitor que tem “alguma dificuldade em perceber o que é programático nessa candidatura”. A dificuldade do Senhor Reitor resolve-se muito facilmente: basta ir à página da lista e ver o que lá está na secção “Programa”. Acresce que iniciar um novo ciclo com novos órgãos (Conselho Geral e Reitor) é já uma marca do programa da Lista B.
RELATÓRIO E CONTAS de 2008 - No passado fim de semana, o Reitor da UM apresentou, em conferência de imprensa, devidamente anunciada, o relatório e contas de 2008. No dia seguinte, os maiores títulos da imprensa eram estes: “Orçamento da UM não chega para 2009” (CM); “Orçamento da UM para 2009 é insuficiente e vai obrigar a cortes” (DM).
ESPANTO! - Perante estes títulos o espanto é natural: a reunião com a imprensa foi para falar do relatório e contas ou do orçamento? E se foi para falar do orçamento onde é que ele está?
ONDE ESTÁ O ORÇAMENTO? - Não se sabe onde ele está e, pelo que se lê, existe algo que deve ser parecido com um orçamento e é um documento preocupante, pois a UM anuncia, desde já, que não está em condições de cumprir os seus compromissos.
DÚVIDA - Contudo a dúvida permanece. Como é que a UM, através do seu Reitor, afirma que não terá mesmo possibilidade de cumprir os seus compromissos se não apresenta o orçamento? Não é, pelo menos, estranho?
REUNIÕES – Reuniu hoje, segunda-feira, a Comissão Eleitoral (reunião sem grandes problemas) e reuniram os mandatários para preparar os debates entre as listas dos professores (nova reunião 4ª feira para tentar chegar a acordo).
DIA DA UNIVERSIDADE – Amanhã é o Dia da Universidade. Gostaria muito mais de ver como convidado especial um membro do Governo para (tentar) explicar perante a academia a política do ensino superior, nomeadamente a política de financiamento, do que um deputado por muito distinto que seja e por muito apreço que nos mereça. Esta solução de recurso facilita a vida ao Governo.

António Cândido de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário