terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Diário de Campanha (9)(8)(7)

DIA 21.2.09 – Sábado de Carnaval. Esta ideia de fazer coincidir a semana eleitoral com a semana de carnaval foi muito infeliz. Acresce ainda que a UM já ao longo desta semana esteve praticamente deserta.
CARNAVAL - Isto quer dizer que no momento em que o debate de ideias deveria estar em crescimento há uma paragem para o Carnaval.
COMUNICAÇÃO – Ao longo desta campanha notou-se de forma exuberante o vazio de comunicação dentro da UM. Não se publicou até agora um jornal (mas a verdade também é que não existe um jornal independente) e a imprensa da região também não se nota.
DIA 23.2.09 – Estamos a uma semana das eleições (vota-se no dia 2 de Março) e as manifestações mais relevantes de campanha deste dia foram um texto da Lista B apresentando compromissos da lista sobre a cooptação de elementos externos para o Conselho Geral, sobre a política do governo em sede de ensino superior e sobre as finanças da Universidade e um texto jocoso de Moisés Martins, apoiante da Lista A.
ESCARAMUÇAS – Este texto deu origem a pequenas escaramuças entre as listas A e C que nada acrescentaram de novo. Claramente que a estratégia das listas A e B foi cada uma falar para o eleitorado, ignorando as concorrentes.
DEBATE POBRE – Daqui tem resultado um debate pobre (pobríssimo) que nem sequer os debates que se aproximam vai alterar. Debates a dois dias de eleições são mais para cada lista dizer que é melhor que a outra e tentar convencer os convencidos.
DEMOCRACIA POBRE – Daqui resultou também uma prática democrática pobre. Mas foi essa prática democrática pobre na UM que em grande medida fez surgir a Lista B. Veremos como reage a Academia.
SEGUNDA-FEIRA – Nesta segunda-feira de Carnaval em que teoricamente começaram as aulas o Campus de Gualtar continuou praticamente deserto de professores e de alunos.

António Cândido de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário