quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Diário de Campanha (27)

MEIOS DE COMUNICAÇÃO – O acto eleitoral não tem passado despercebido aos meios de comunicação, nomeadamente aos da região, o que bem se compreende. Estas eleições interessam não só a quem está dentro da Universidade mas também à sociedade que a envolve. Aliás, essa presença do “exterior” vai sentir-se muito no “interior”, pois a primeira tarefa dos 17 membros do Conselho Geral a eleger no dia 2 de Março vai ser a de cooptar 6 (seis) personalidades externas de reconhecido mérito. Dos meios de comunicação espera-se, pois, a melhor atenção e a melhor informação sobre o processo eleitoral.
DIÁRIO DO MINHO – O DM tem sido um dos órgãos da imprensa que mais atento se tem mostrado às eleições para o Conselho Geral da UM. No seu último trabalho (dia 2 de Fevereiro) olhou-as na perspectiva da escolha do futuro reitor. É uma forma de abordagem e essa escolha é importante; mas o objectivo destas eleições não é esse e não poderemos minimizar o papel que terão nesta matéria os elementos externos à UM a cooptar. Tudo tem o seu tempo. Pela minha parte, e ao contrário do que chegou a ser aflorado, não estou interessado em candidatar-me a qualquer lugar de responsabilidade executiva. Aliás, estou, por isso, se for eleito, mais à vontade para ajudar a escolher com todo o cuidado o futuro reitor.
UM - Mais do que um novo reitor, a UM precisa de uma nova política de organização e gestão capaz de responder aos desafios que aí estão à vista de todos nestes tempos de grave crise. É isso que deve preocupar o Conselho Geral .
ERRO NÃO REPARADO - A UM, através do seu Reitor, não reparou o erro de excluir os mandatários das listas das reuniões imediatamente posteriores à apresentação das candidaturas. O Regulamento Eleitoral diz claramente (e bem) que integram a comissão eleitoral os representantes das listas candidatas. A Comissão eleitoral e o Reitor interpretaram (a nosso ver mal) o regulamento, defendendo que listas candidatas são listas definitivamente admitidas. Não são. Listas candidatas são as que se candidatam às eleições no período próprio para o efeito e assim se mantêm até serem excluídas ou desistirem. Foi-lhes negado, pois, um direito que tinham.

António Cândido de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário