quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Diário de Campanha (6)(5)(4)

DIA 24.2.09 – DIA DE CARNAVAL – Estamos a 6 dias das eleições, dos quais apenas 3 para campanha (25, 26 e 27). Sábado e Domingo são dias de reflexão e 2ª feira (dia 2) é dia de voto. Muito pouco tempo, pois.
DEBATE I – Ocorreu ontem (dia 25), em Azurém, o primeiro dos dois debates entre as listas. À volta de 50 pessoas num auditório de 500 lugares. Os debates não motivam as pessoas.
DEBATE II - Isso pode dever-se ao formato dos debates (demasiado regulamentado), à convicção já formada dos eleitores ou ao pouco interesse que as listas suscitam. A participação no dia das eleições o dirá.
DEBATE III – Algumas breves (brevíssimas, pessoais e incompletas) notas sobre o debate, pois outros trabalhos me esperam. A figura da “fundação” esteve na discussão para ser repelida, tal como existe agora, pela lista A e para ser assunto a debater pelas listas B e C.
DEBATE IV - O Reitor esteve “presente”. Para a lista B, a única com uma posição clara sobre este assunto, ele não deve completar o mandato e deve, antes, permitir que a renovação se faça por completo, com um Conselho Geral e um novo Reitor. As listas A e C refugiam-se no facto de a lei permitir que ele continue o mandato e não arriscam uma opinião sobre este assunto.
DEBATE V – Os elementos externos são objecto de consenso mas só de princípio. Eles devem enriquecer o órgão e devem participar nas reuniões. Pelo que foi dito, na assembleia estatutária houve um elemento externo que nunca compareceu às reuniões.
DEBATE VI – A correcção foi também uma marca positiva do debate.
DEBATE VII - As posições das diferentes listas foram devidamente defendidas mas vieram ao de cima as incomodidades de cada uma. A Lista B veio perturbar a tranquilidade das duas listas já instaladas.
GUALTAR – Há muito mais expectativa para o debate de hoje em Gualtar. Na minha convicção, porém, os debates tal como estão formatados e datados acabam por ser uma “pregação a convertidos”.

António Cândido de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário