quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Diário de Campanha (26)

REITOR: Uma Universidade que viva à volta do reitor é uma Universidade pequena por muita gente que tenha. Numa grande Universidade, o reitor é, apenas, uma de entre muitas outras personalidades de destaque dentro da instituição e muitas vezes nem sequer a mais conhecida no exterior.
BOLETIM INFORMATIVO I: A Lista B publica hoje o seu primeiro boletim informativo. Chama particularmente a atenção a publicação de dados sobre a nossa Universidade. Julgo que muitos não os conheciam com este pormenor. Eles oferecem várias e interessantes possibilidades de leitura todas a precisar de uma adequada análise.
ESCOLAS: Em termos de professores e investigadores - e tendo em conta a nossa dimensão - temos duas grandes escolas: a de Engenharia e a de Ciências (ambas com mais de 100 professores); três escolas médias: Educação; Economia e Gestão; e Ciências Sociais (mais de 50); e seis escolas pequenas: Letras e Ciências Humanas; Psicologia; Ciências da Saúde; Superior de Enfermagem; Direito; e Departamento Autónomo de Arquitectura
FUNCIONÁRIOS: No que respeita a funcionários salta a vista a disparidade entre o número total dos que são eleitores (mais de 850) e os que se encontram ligados às escolas (menos de 300). Que concluir? Revela a tal estrutura hiper-centralizada da UM?

António Cândido de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário