domingo, 22 de fevereiro de 2009

Fórum: "De como um simples alerta se tornou em motivo de incómodo ..."

«Caro(a)s colegas,
Enviei hás alguns dias uma reflexão minha na forma de alerta apelando às listas candidatas ao Conselho Geral para que procurassem incluir na sua mensagem uma referência aos problemas mais prementes da academia, ainda que não sendo para propor soluções pelo menos para indicar linhas de preocupação e sensibilização para os mesmos.
As reacções foram muitas, a título individual, que os colegas me fizeram chegar. Dessas não vou aqui falar, mas sim da reacção exarada pelos canais oficiais/oficiosos de duas das listas candidatas onde me fizeram constar o seu incómodo/estranheza pelo alerta em si, argumentando relativamente às questões colocadas na minha mensagem (curiosamente um argumento comum), "que não era o momento nem a eleição para tratar desse tipo de problemas. Que tais problemas deveriam ser tratados no momento próprio aquando da eleição para o reitor. Ora não posso concordar de todo com este argumento, que se refugia no formalismo de não ser o conselho geral um órgão de gestão mas de governo.
Se não aproveitarmos todos os momentos, incluindo este, para discutir, analisar e esgrimir argumentos sobre modelos de universidade que passem também e sobretudo pela resolução dos problemas de fundo da academia, quando o faremos ?
Na eleição para reitor ? Não creio, porque nesta, mais que nunca, se instalará um claro distanciamento com a academia e tão somente porque esta não votará e em nada ou em muito pouco poderá influir na decisão do grémio eleitor - o conselho geral.
Penso, portanto, que tenho legitimidade para considerar, para encerrar este assunto, que quem pouca ou nenhuma sensibilidade demonstrar para os problemas reais da academia, agora, não será depois de eleito e confortavelmente instalado no conselho geral que irá, qual "paladino da defesa dos mais oprimidos", se bater pelos mesmos. Aí a lógica de poder será totalmente diferente e academia, em si, será em termos práticos, dispensável.
Penso que também devia esta reflexão à academia, que espero ser a última neste fórum.
Saudações,

Adérito Marcos»

(reprodução integral de mensagem distribuída universalmente na rede electrónica da UMinho em 09/02/20, pelo colega que se identifica, que reproduzimos aqui sob autorização do autor, dada nos seguintes termos: "Pode publicar com a ressalva da minha independência relativamente a qualquer lista. Saudações, Adérito Marcos")

Sem comentários:

Enviar um comentário