quarta-feira, 30 de abril de 2014

"Vice-presidente de Universidade do Gana quer ser Reitor do Porto"

«O Conselho Geral da Universidade do Porto elege esta quarta-feira um novo Reitor. Há quatro candidatos ao cargo. São todos homens, três deles jogam em casa e o quarto é um cidadão indiano, vice-presidente do King's College do Gana.
A eleição do 18º Reitor da Universidade do Porto, uma instituição com 32 mil alunos e 14 faculdades, vai durar o dia inteiro. Há quatro candidatos ao cargo ocupado por José Marques dos Santos desde julho de 2006.
Rajesh S. Arora é o primeiro a prestar provas públicas perante os 23 membros do Conselho Geral da Universidade. Nasceu na India em 1969 e é atualmente vice-presidente da Universidade King's College no Gana.
Às 11h30 é a vez do atual diretor da Faculdade de Engenharia do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, apresentar o seu programa para a reitoria e responder às perguntas dos membros do Conselho Geral da Universidade.
Depois da pausa para almoço, é a vez do júri ouvir o diretor da Faculdade de Ciências, António Fernando Silva. A sessão, que pode ser acompanhada em direto, termina com a exposição de João Proença, diretor da Faculdade de Economia, o último candidato a ser ouvido.
O catedrático da Faculdade de Engenharia do Porto, José Marques dos Santos, fez dois mandatos à frente daquela que foi a maior universidade do país até ao início deste ano letivo [altura em que as Universidades Clássica e Técnica de Lisboa se fundiram].
O novo Reitor vai ser eleito por sufrágio secreto pelos 23 membros do Conselho Geral da Universidade, presidido pelo ex-provedor de Justiça e ex-presidente do Tribunal de Contas, Alfredo José de Sousa.
A votação realiza-se amanhã no final dos trabalhos. O novo Reitor precisa de metade mais um votos dos membros presentes do Conselho Geral para ser eleito. Se não for obtido este consenso na primeira volta, passam à segunda volta os dois candidatos mais votados. A segunda votação realiza-se de imeidato com as mesmas regras da primeira.
Poderá realizar-se ainda uma terceira votação, no mesmo dia, sendo eleito Reitor o candidato mais votado.
O Conselho Geral é constituído por 12 professores e investigadores, quatro estudantes, um funcionário não docente, e seis personalidades externas - para além do presidente, Pacheco Pereira, Maria João Rodrigues, Frei Bento Domingos, Maria João Vasconcelos e Paul Symington.»

(reprodução de notícia Expresso online, de 30 de Abril de 2014)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário