sexta-feira, 11 de abril de 2014

"Universidades portuguesas e espanholas aliam-se para atrair alunos da América Latina"

«A ideia é lançar uma espécie de primeiro Erasmus transfronteiriço, com partilha de alunos internacionais e cooperação em matéria de candidaturas a projectos europeus.
As universidades do norte de Portugal e da Galiza assinaram um protocolo com vista à criação do primeiro Erasmus transfronteiriço que determina, por um lado, a cooperação em matéria de meios financeiros e partilha de recursos entre as instituições dos dois países, e, por outro, pretende criar uma maior capacidade de atracção de alunos da América Latina.
 “É um Erasmus transfronteiriço, em que dois países mobilizam, através de uma comissão de coordenação, meios financeiros entre as instituições. Isto nunca tinha existido”, resumiu ao “Diário de Notícias” o reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Fontainhas Fernandes.
O protocolo assinado esta semana entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e o seu equivalente espanhol além de prever partilha de alunos, meios e recursos, tem a pretensão de criar capacidade para atrair “alunos de todos os países latinos”. Em Portugal, o recentemente aprovado Estatuto do Estudante Internacional abre ainda mais caminho a este tipo de protocolos.
Com este protocolo de cooperação, as universidades dos dois países poderão também candidatar-se em conjunto a projectos financiados por verbas do programa Horizonte 2020, da União Europeia.
Também esta quinta-feira, dia 10 de Abril, as universidades do Porto, Minho e Beira Interior assinam um “memorando” com o objectivo de partilharem candidaturas a fundos comunitários. Desta forma conseguem ganhar escala e massa crítica, melhorando as perspectivas de sucesso das candidaturas.»
(reprodução de notícia Jornal de Negócios online, de 10 Abril 2014)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário