quarta-feira, 9 de abril de 2014

"O consórcio tem em vista delinear uma estratégia comum para aceder a fundos comunitários"

«Universidades do norte unem-se para concorrer à Europa
O consórcio tem em vista delinear uma estratégia comum para aceder a fundos comunitários
As três universidade do norte formalizam na quinta-feira, no Porto, a criação de um consórcio que vai delinear uma estratégia comum para aceder a fundos comunitários, o desenvolvimento de projectos de investigação ou a circulação de estudantes.
Segundo anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o memorando de entendimento, que vai ser assinado entre as universidades do Porto (UPorto), Minho (UM) e Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), visa a criação do Consórcio das Universidades do Norte (UniNORTE).
A sessão vai ser presidida pelo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e conta com a presença dos secretários de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, e do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.
O presidente Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, classificou recentemente, em Vila Real, como um “bom exemplo” a união estratégica das três universidades do norte, referindo que se poderá repetir em outras regiões do país. Para o responsável, esta cooperação pode traduzir-se em vantagens sobretudo a nível da mobilização para investimentos a nível nacional e europeu, da circulação de estudantes ou projectos de investigação conjuntos.
O reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, já destacou também as vantagens do memorando de entendimento entre as universidades nortenhas. 
 “Permite melhores formatos de cooperação estratégica, complementaridade de oportunidades, quer do ponto de vista do ensino e de investigação e desenhar modelos mais integrados entre as três instituições no próximo quadro comunitário”, salientou.
Por sua vez, o reitor da UM, António Cunha, referiu que este memorando “tendencialmente poderá evoluir para um protocolo mais aprofundado”, num processo que será construído nos próximos tempos.»
(reprodução de notícia Jornal I online, de 9 de Abril de 2014)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário