«Sindicato do Ensino Superior faz "luto" em frente ao Ministério
O Sindicato Nacional do Ensino Superior faz, esta quarta-feira, "luto académico" com uma manifestação frente ao Ministério da Educação que juntará professores de todo o país contra os bloqueios nas carreiras e no financiamento do setor.
Os professores contestam o que chamam de "deficiências" no regime transitório do estatuto da carreira do ensino superior politécnico que fazem com que docentes doutorados ou em processo de doutoramento sejam impedidos de progredir nas carreiras e nos salários.
Além disso, condenam as quebras de financiamento no setor que consideram ditadas pelo Ministério das Finanças sem que haja intervenção do Ministério da Educação.
O Sindicato Nacional do Ensino Superior (Snesup) insurge-se ainda contra o "desvio de verbas" do programa de formação específico do ensino politécnico que fez com que acabassem isenção de propinas e redução de tempo letivo para professores que estavam a fazer doutoramento.
Os professores que participem no protesto, frente às instalações do Ministério da Educação e Ciência, pretendem também entregar à tutela os seus trabalhos de dissertação, tese ou lições de agregação, ou seja, as provas que deviam garantir-lhes a progressão na carreira.
O Snesup organiza transportes rumo a Lisboa a partir de Castelo Branco, Covilhã, Coimbra, Guarda, Porto e Faro. Os manifestantes deverão convergir nas Laranjeiras a partir das 14.00 horas.»
(reprodução de notícia Jornal de Notícias online, de 6 de junho de 2012)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]
Sem comentários:
Enviar um comentário