Tema i) Relatório de Sustentabilidade
- Preparar o relatório de sustentabilidade que nos permita perceber a sustentabilidade económica,
social e ambiental da UMinho a médio e longo prazo;
- Estudo de sustentabilidade, a realizar periodicamente, integrando todas as componentes: a)
relevância pedagógica e científica da área de conhecimento; b) balanço entre os recursos investidos
(encargos com recursos humanos, espaços ocupados, dotações do OE) e os recursos captados e a
produção (alunos equivalentes, respetivas propinas, considerando também a eficácia do percurso de
formação e inserção no mercado de trabalho), projetos e serviços (verbas captadas e produção
científica);
Tema ii) POC Educação
- Continuar a melhorar o cumprimento das normas de contabilidade (POC Educação), particularmente
a adoção integral do princípio do acréscimo; preparar a mudança para as normas internacionais de
contabilidade pública o que acontecerá nos próximos anos (2013/2014);
Tema iii) Descentralização e Transparência
- Ao nível das UOEI, o aumento de eficiência só poderá ser conseguido pelo reconhecimento e pelo
reforço da sua autonomia, num quadro de responsabilização dos seus órgãos… A maior autonomia
de gestão financeira das UOEI num quadro de transparência, de responsabilização e de prestação
pública de contas, será, assim, uma ferramenta fundamental para o aumento da sua eficiência e,
consequentemente, da eficácia e da eficiência da Universidade do Minho;
- O resultado deste exercício deve ser usado no exercício de benchmarking científico de UOEI’s (e
subunidades) da mesma área científica de outras universidades. Para as UOEI’s (e subunidades)
com balanços consistentemente negativos e resultados desfavoráveis no exercício de benchmarking,
deve considerar-se diferentes cenários: a) a sua reorganização (ajustamento da sua estrutura e
dimensão à futura missão e atividades); b) a sua fusão com outras UOEI’s (ou subunidades); c) o
seu encerramento;
- As UOEI terão que ter uma estratégia própria de desenvolvimento e, com responsabilização e
transparência, definir um plano para atingir um balanço global positivo ao nível da sua
sustentabilidade. … que suporte a existência de projetos essenciais mas com menos procura, não
se devendo, no entanto, excluir a criação de mecanismos de solidariedade ao nível da universidade,
haverá interesse na realização periódica de um estudo de sustentabilidade de médio prazo (10
anos), incluindo custos e receitas globais, admitindo-se, por hipótese, a necessidade da revisão da
geometria das unidades, sujeito ao princípio de coerência científico-pedagógica e da promoção da
multidisciplinaridade;
- Uma Universidade descentralizada, nomeadamente ao nível dos seus serviços»
(reprodução de excerto das Conclusões das Reuniões dos dias 4 e 11 de janeiro de 2012 da Comissão do CG identificada)
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