terça-feira, 3 de maio de 2016

"Nota Informativa do Conselho Geral | Reunião de 2 de maio de 2016"

«Nota Informativa do Conselho Geral | Reunião de 2 de maio de 2016
 
Reuniu no dia 2 de maio, pelas 9h30, na Sala de Reuniões da Reitoria, no Largo do Paço, o Conselho Geral da Universidade do Minho. Constavam da Ordem de Trabalhos:
·         - Assuntos de iniciativa do Conselho Geral
·         - Assuntos de iniciativa do Reitor
 
Assuntos de iniciativa do Conselho Geral
 
Em relação aos assuntos de iniciativa do Conselho Geral, foram prestadas diversas informações pelo Presidente do Órgão. De seguida, procedeu-se à aprovação das Atas números 8/2015 e 1/2016, referentes às reuniões ocorridas, respetivamente, nos dias 14 de dezembro de 2015 e 15 de fevereiro de 2016. Após votação pelos membros do Conselho Geral, a ata nº 8/2015 foi aprovada por unanimidade e a ata nº 1/2016 foi aprovada por maioria.
Foram alvo de apreciação, enquadrados nos respetivos pontos, os Memorandos apresentados pelas Comissões Especializadas do Conselho Geral, nomeadamente de Governação e de Assuntos Institucionais, sobre a Revisão dos Estatutos da UMinho; Planeamento e Assuntos Financeiros, sobre os Planos de Atividades e Orçamentos da UMinho e dos SASUM para 2016.
No ponto relativo à revisão dos Estatutos da UMinho, o Presidente do Conselho Geral começou por dar nota dos diversos contributos que a Academia endereçou ao Órgão durante o período previsto para a consulta pública. Perante a relevância desses contributos, entendeu o Conselho Geral aprofundar o debate em torno dos mesmos na próxima reunião agendada para junho do corrente ano, tendo aí lugar a aprovação na especialidade dos Estatutos da UMinho.
 
Assuntos de iniciativa do Reitor
 
Neste ponto da agenda, o Reitor disponibilizou diversas informações relevantes sobre a Universidade do Minho, nomeadamente sobre o enquadramento do Ensino Superior, da FCT e investigação, dos projetos de investigação e desenvolvimento no âmbito da CCDR-N, dos rankings internacionais e do Consórcio UNorte, entre outras informações.
O Reitor apresentou várias propostas que foram amplamente discutidas e sobre as quais foram tomadas as seguintes deliberações:
- Aprovado, por unanimidade, o Plano de Atividades da UMinho – 2016;
- Aprovado, por unanimidade, o Orçamento da UMinho – 2016;
- Aprovado, por unanimidade, o Plano de Atividades dos SASUM – 2016;
- Aprovado, por unanimidade, o Orçamento dos SASUM – 2016;
- Aprovada, por maioria, a proposta de fixação do valor das propinas para os cursos de 1.º ciclo e de mestrado integrado para o ano letivo de 2016/2017;
- Aprovada, por maioria, a proposta de fixação do valor das propinas para o 2º e 3ºciclos de estudos para o ano letivo de 2016/2017;
- Aprovada, por maioria, a proposta de fixação do valor das propinas do estudante internacional para o ano letivo 2016/2017.
 
 
O Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho,
Álvaro Laborinho Lúcio»
 
(reprodução de mensagem, distribuída universalmente na rede da UMinho, que nos caiu entretanto na caixa de correio eletrónico)

Sem comentários:

Enviar um comentário