«Assunto: RE: Circular VRT/GD-04/2016: Procedimentos para obtenção de feedback sobre o feedback nos processos de avaliação do ensino
Burocratizar é o que está dar.
Para mim, o que é preciso é simplificar o que difícil, não complicar o que é fácil.
O atual ministro da economia queixou-se na Antena 1, e bem, que na instituição onde trabalhava, para se fazer uma simples deslocação, o processo passava por uma cadeia enfadonha de assinaturas, com uma morosidade e consumo de tempo e recursos humanos, inaceitáveis.
Esperemos que agora nos ajude a sair desta teia burocrático.
Quem tem gestão científica, e sobretudo financeira, de projetos, sabe do que estou a falar. De uma asfixia burocrática.
Confesso que passo muito mais tempo a tratar de problemas financeiros, a desbloquear verbas e a fazer contas, do que a investigar, o que lamento muito. A ponto de em breve desistir desta coisa dos projetos. Começa a ser impossível pagar algumas despesas, ou garantir que nos façam trabalhos, pois os pagamentos fazem-se tarde e a más horas.
E, insisto, estou à espera das consequências da avaliação de desempenho, que está ligada a esta, senão, tudo isto não passa de uma brincadeira.
Precioso»
(reprodução de mensagem entretanto difundida universalmente na rede eletrónica da UMinho pelo respetivo signatário, no contexto de um debate aberto nesse canal pela distribuição da Circular em título, e que reúne já múltiplas contribuições pouco abonatórios para os "gestores" da casa)
Comentário (de J. Cadima Ribeiro): do debate agora suscitado, até parece que temos uma comunidade académica viva, o que está muito longe de ser verdade; porventura ressuscitou, mas não é garantido que não volte a "apagar-se" a muito breve prazo. Paz para a sua alma!
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