sábado, 14 de maio de 2016

"O concurso de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, de 2016, vai ser lançado na próxima semana e prevê atribuir 1200 bolsas""

«Há mais bolsas de doutoramento e menos de pós-doutoramento do que em 2015. Os resultados deverão ser conhecidos em Novembro.
O concurso de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, de 2016, vai ser lançado na próxima semana e prevê atribuir 1200 bolsas, avançou à Lusa o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), entidade que concede anualmente estes subsídios.
Paulo Ferrão diz que deverão ser concedidas 800 bolsas de doutoramento e 400 bolsas de pós-doutoramento, com os candidatos a poderem submeter as suas candidaturas entre 15 de Junho e 15 de Julho. Os resultados deverão ser conhecidos em Novembro.
O presidente da FCT falava à Lusa após a assinatura, em Lisboa, de um protocolo de cooperação científica e tecnológica entre Portugal e a Comunidade Ismaelita, para a África lusófona.
O concurso de 2016 proporcionará mais 267 bolsas, face ao número das aprovadas em 2015 (um total de 933 de doutoramento e pós-doutoramento, de acordo com o portal da FCT).
O aumento previsto do número de bolsas irá concentrar-se nas bolsas de doutoramento — mais 401 comparativamente a 2015 —, dado que o número de bolsas de pós-doutoramento será menor — menos 134 em relação ao ano passado. O programa do Governo  prevê a progressiva substituição de bolsas de pós-doutoramento pela contratação de doutorados.
A FCT é a entidade pública, na dependência do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, que subsidia a investigação em Portugal.»

(reprodução de notícia PÚBLICO online, de 12/05/2016)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário