domingo, 28 de novembro de 2010

A UMinho fundação? Fórum (XI)

"A melhoria dos serviços que, directa e indirectamente, afectam a qualidade da formação, da investigação, da disseminação e da administração carece de análise da cadeia de valor e da adopção de medidas de melhoria adequadas à correcção do que funciona mal e à prevenção do que pode vir a funcionar mal, optimizando os recursos e potenciando as pessoas.
Creio que a existência destes problemas não se deve ao modelo de administração universitária, que pode ser vista como variável dependente, mas a complexo conjunto de variáveis independentes. Nele se integra a) a representação social de universidade, funcionários, professores e alunos, processos de avaliação e monitorização, b) o desalinhamento entre visão, missão, estratégia e operações, c) o individualismo ocupacional e d) a lassidão processual e a irresponsabilidade operacional. Infelizmente, nenhum destes factores tem existência dependente de modelos organizacionais, pois tanto pode existir como não existir num ou noutro.
O problema é mais bem mais profundo... Reside nos modos de pensar e ver, de sentir e agir. E não se resolve com a alteração da natureza jurídica da universidade. Sendo aquelas condições independentes e bem enraizadas na nossa cultura organizacional, o novo modelo de administração até pode contribuir para o agravamento das não conformidades dos processos de gestão."
.
NDNR(ID)

Sem comentários:

Enviar um comentário