quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Espero que a eleição do novo Reitor nos liberte da incómoda presença de alguém que não sabe perder

Os membros eleitos para o CG prometeram “prestar contas”. O que é “prestar contas”? É só falar sobre as nossas decisões enquanto membros ou será que também devemos transmitir aos colegas o que sentimos e o que vivemos enquanto parte deste Órgão? Pela minha parte gostaria de partilhar sentimentos, já que de sentimentos se faz a vida, seja ela académica, profissional ou pessoal.
Espero que a eleição do novo Reitor, seja quem for o eleito no próximo dia 7, nos liberte da incómoda presença de alguém que não sabe perder.
A actual reitoria foi lesta em anunciar a toda a Academia que os Serviços de Acção Social da UM já têm Estatutos aprovados pelo CG, embora não tenha sido dito que o foram por uma curta maioria, uma vez que as condições legais do parecer que os acompanhavam não foram completamente esclarecidas e deixaram muitas dúvidas em muitos membros do CG. Ao pôr em causa essa legitimidade, o CG despoletou no Senhor Reitor uma tal “vontade genuína de legalidade” que o fez pressupor da necessidade de rever todas as decisões tomadas desde a eleição do CG, incluindo “no lote”, todos os Curso entretanto aprovados. De facto, estas declarações espontâneas e repentinas sobre a legalidade ou não de certos actos, quando mencionadas em determinados contextos, deixam no ar um grande incómodo que, se não fosse a vontade de acreditar na integridade das pessoas, poderíamos pensar que tinha ali perpassado alguma ameaça, sobre forma de chantagem.
Imaginação minha… mas que me incomodou, lá isso incomodou.

Eduarda Coquet

Sem comentários:

Enviar um comentário