terça-feira, 6 de setembro de 2016

"Universidades portuguesas longe das 300 melhores do mundo"

«A melhor universidade portuguesa, comparada com o resto do mundo, está na posição 323. É a do Porto. Ligeiramente abaixo está a Universidade de Lisboa.

As Universidades nacionais estão muito longe das melhores do mundo e a tendência é que fiquem ainda mais afastadas das líderes. Neste índice, publicado esta terça-feira, apenas uma exceção confirma essa regra: A Universidade de Lisboa tem subido nos últimos anos e 2016 não é diferente. A instituição de ensino trepou 151 lugares e fixou-se na posição 330.
Ainda assim fica abaixo da Universidade do Porto (323ª) que entre as portuguesas tem também a faculdade melhor colocada - a de Arquitetura - que, nessa área, é apontada como a 51ª melhor do mundo.
A tabela das melhores universidades mundiais é compilada anualmente pela consultora Quacquarelli Symonds (QS) e vai na décima terceira edição. É um dos índices mais respeitados e considera, principalmente, a reputação académica, que conta 40% para a nota, mas também avalia a capacidade de investigação, o rácio de professores por aluno, os trabalhos publicados, a empregabilidade dos estudantes e ainda a percentagem de alunos, professores e investigadores estrangeiros.
O índice inclui ainda outras três instituições de ensino portuguesas. A Universidade Nova de Lisboa (366ª), a Universidade de Coimbra (451ª) e a Universidade Católica Portugal (701ª).»

(reprodução de notícia TSF, de 6 de setembro de 2016) 

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário