segunda-feira, 26 de outubro de 2015

"Subfinanciamento das Universidades ronda os 20%"

«O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) sublinha que "é preciso corrigir as assimetrias" existentes no financiamento das diferentes Universidades.

Em entrevista ao Jornal de Notícias, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas afirma que "num contexto de competitividade internacional com que estão confrontadas, como Universidades precisam de fazer um planeamento sério dos seus investimentos".
António Cunha defende ainda que uma "distribuição de verbas entre as várias Instituições devia ser feita de base numa mais transparente, mais clara, conhecendo exatamente quais os critérios utilizados".
Não querendo com isto dizer que os critérios não são conhecidos, o presidente do CRUP explica que as "verbas que as Universidades hoje recebem estão indexadas ao número de estudantes que tinham em 2005/2006".
"Se vir o trabalho do Governo cessante sobre o Financiamento do Ensino Superior, evidencia totalmente as distorções que o sistema hoje tem, com algumas Instituições a terem valores dos 20% a menos, ao contrário de outras", explica.
António Cunha defende a necessidade de corrigir as tais assimetrias, mas assume que "São praticamente impossíveis de corrigir neste contexto de subfinanciamento". Subfinanciamento este que atinge "níveis de 20%".
Quanto ao modelo de correção destas diferenças aplicado por, o presidente do CRUP explica que este "Funciona e prevê um rectificação dessas assimetrias num espaço de quatro anos, com um aumento gradual de financiamento do sistema".
"Mas gostaríamos que fosse mais Rápido,que fosse mais efetivo", concluiu.»

(reprodução de notícia Notícias ao Minuto, de 26 de outubro de 2015)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário