sábado, 18 de abril de 2015

Receita própria

O Administrador da Universidade do Minho produziu, nos últimos dias, um memorando sobre o plafond do 2º trimestre de 2015. Saúda-se este novo espírito de prestação de informação relativa às contas, pela forma transparente e detalhada com que é apresentado.

Nesse documento refere o Administrador que a verba prevista no Despacho RT 08/2015, para prestação de serviços, ações de formação e pós-graduação, é de 5 152 130 Eur, para todo o ano de 2015. O que, aplicando uma ponderação simples ao 1º trimestre, daria uma expectativa de receita de 1 288 000 Eur. Ora, no mesmo documento, refere-se que o valor arrecadado pela Universidade no 1º trimestre foi de apenas 417 653 Eur, o que representa menos 68 % do que o estimado. A execução do lado da despesa, embora superior, ascende apenas a 640 473 Eur, o que representa apenas cerca de metade do estimado.

O Administrador está, apesar disso, otimista quanto à possibilidade de estes valores serem recuperados nos trimestres seguintes. Faço votos de que assim seja.

Não posso contudo deixar de ver estes resultados como podendo ser já um possível reflexo das medidas de hiper-burocratização entretanto implementadas (de que a necessidade de afetação de plafond dimensão a dimensão é apenas um exemplo), e que tanto têm desincentivado a iniciativa particular e coletiva de busca de novas fontes de financiamento por parte dos docentes e investigadores da UM.


Será que a receita foi mal aviada?

Fernando Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário