quarta-feira, 1 de abril de 2015

"Ovos e coelhos de chocolate só na Páscoa: [...]"

«Bom dia Dr Carlos Silva.
Parabéns pela iniciativa.
Fico a aguardar que concretize aquela ideia que lhe falei de pedir aos chefes que preparem ementas simples, saudáveis, saborosas….e ss….baratas, que filme a confecção e coloque no site da UMinho. Assim ficamos a saber o que comemos e a forma de preparar. Competente não é o que sabe sobre alimentação, mas o que sabe preparar as refeições. Todos beneficiaríamos do conhecimento dos chefes.
Sugiro ainda que as máquinas de venda automática passem a vender ovos e coelhos de chocolate, na Páscoa, ao invés de apresentarem durante todo o anos, alimentos não desejáveis.
Após alguns anos em que se fez um estudo sobre a qualidade dos alimentos fornecidos nas máquinas de venda automática e nos bufetes, registamos melhoria nestes últimos, mas uma degradação da oferta alimentar nas máquinas (ver texto foto e texto anexo).
Vendem sobretudo e com regularidade, alimentos não desejáveis, ao invés de o fazerem ocasionalmente (ver classificação em baixo).
Boa Páscoa.
Precioso.
Nota. Desculpem…..que dia é hoje?

[José Alberto Gomes Precioso]
Foram considerados alimentos desejáveis (D) os produtos que fazem parte de uma alimentação saudável e que contribuem para satisfazer as necessidades calóricas dos alunos. Constituem exemplos: a fruta, o pão escuro, o leite e derivados ricos em cálcio (iogurtes) sem adição de gordura ou com muito pouca gordura de constituição e sem açúcar refinado.
Alimentos aceitáveis (A) são todos aqueles que de alguma forma podem funcionar como alternativa e complemento dos produtos desejados, mas que devem ser consumidos com moderação. São alimentos ricos em hidratos de carbono de absorção lenta com adição ou não de sacarose e com maior teor em gordura que os da categoria anterior. São exemplos: o bico de pato, as bolachas sem recheio, os croissants sem recheio, o pão simples, o fiambre, o queijo e os néctares.
Como produtos não desejáveis (ND) designam-se todos aqueles que são pela sua natureza hipercalóricos (ricos em açúcar e/ou gordura) e consequentemente podem contribuir para o aparecimento da cárie dentária e/ou obesidade. Neste grupo também estão incluídos os produtos com aditivos, com excitantes, com muito sal e carnes picadas ou outro ingrediente com risco mais elevado de ser implicado em casos de intoxicação alimentar. Como exemplo de alguns produtos não desejáveis destacam-se: os bolos, folhados, empadas, bolos de bacalhau, pastéis de carne, chocolates, panike, croissants com recheio, rissóis, refrigerantes e gelados.»
(reprodução de mensagem, distribuída universalmente na rede da UMinho, que nos caiu entretanto na caixa de correio eletrónico, proveniente do colega identificado)

Sem comentários:

Enviar um comentário