domingo, 26 de abril de 2015

"Pólo da Universidade das Nações Unidas quer assumir-se como ´cluster` internacional da governação electrónica"

«“Guimarães acolhe-vos com enorme orgulho e uma vontade firme de provar que este é o sítio certo para a Universidade das Nações Unidas”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, deu ontem as boas-vindas aos responsáveis da Universidade das Nações Unidas (UNU) que contam agora com uma Unidade Operacional em Governação Electrónica instalada no Centro Avançado e Formação Pós-Graduada da Universidade do Minho (UMinho), no campus de Couros.
No mesmo edifício onde funcionará este polo da UNU foi igualmente inaugurada a Unidade Operacional da Agência de Modernização Administrativa.
Como frisou o autarca vimaranense, com esta unidade instalada em Guimarães, Portugal passa a integrar o restrito lote de 12 países nos quais a UNU radicou institutos ou programas que têm como missão apoiar a organização das Nações Unidas (ONU) e os respectivos estados-membros na transformação de mecanismos e na criação de capacidades efectivas de governança, através do desenvolvimento de estratégias de tecnologias digitais que contribuam para o desenvolvimento económico, sustentabilidade ambiental, paz e segurança.
Domingos Bragança diz que a escolha desta localização constitui “um motivo de orgulho”, deixando o compromisso de tudo fazer para que este polo “encontre aqui as condições indispensáveis para atingir os patamares de excelência”.
E foi de excelência que falou também o ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, que apadrinhou este projecto. 
O governante refere que o objectivo é atrair novos investimentos, quer sejam eles públicos ou privados, outros actores e entidades, “transformando este polo num cluster internacional da governação electrónica e Portugal num líder europeu nesta matéria”.
 “Um pólo como este pode contribuir para criar um centro de excelência, um centro de massa critica, com capacidade de gerar projectos que possamos depois implementar ao nível da administração pública e gerar cooperação com administrações públicas de outros estados”, prossegue o ministro-adjunto.
Para Poiares Maduro, a digitalização electrónica, a digitalização da Administração Pública promove, entre outros factores, o reforço da ligação entre a administração pública e os cidadãos, as empresas e outras organizações da sociedade civil.
O ministro-adjunto teve ainda oportunidade de traçar rasgados elogios às instalações onde está localizada esta unidade, um espaço que conjuga “tradição e modernidade”, caracterizando-o “como um dos locais mais interessantes que vi enquanto espaço de trabalho”. Elogios também para a UMinho, “uma das universidades mais dinâmicas do país” e uma das que mais tem crescido a nível europeu e internacional “porque soube perceber aquilo que é o papel futuro de uma universidade, na sua ligação com a economia e a sociedade”.
David Malone, reitor da UNU, referiu o privilégio em trabalhar com uma universidade com o dinamismo da UMinho, destacando o estatuto internacional que a academia conquistou.»

(reprodução de notícia CORREIO DO MINHO, de 2015-04-25)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário